Um dos temas de grande discussão durante o grande expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (09), foi quanto ao descaso do governo Federal quanto ao pedido do Governo do Amazonas para o envio de oxigênio, antes da crise de covid-19, que ocasionou várias mortes na capital amazonense entre janeiro e fevereiro de 2021.
O assunto foi levado a tribuna da CMM, pelo vereador Caio André (PSC), que exibiu uma reportagem de uma emissora, no telão do plenário Adriano Jorge, mostrando um e-mail enviado ao Ministério da Saúde pela fornecedora de oxigênio em Manaus, White Martins, pedindo “apoio logístico imediato” da pasta antes do colapso na saúde do Amazonas, em janeiro deste ano.
Caio André, critica a postura do governo Federal, e afirmou que ninguém estava preparado para esta segunda onda da pandemia, a exemplo do ano passado, quando Manaus se tornou o primeiro epicentro do novo coronavírus. “Ainda não sabemos porque nossa federação é sempre a primeira a ter altos picos dessa doença, mas o fato é que todas as outras cidades se preparam, tomando como exemplo nossa capital. É preciso trabalhar para que isso não se repita” disse.
O vereador Bessa (Solidariedade), reforçou o discurso e afirmou que o email, exibido na reportagem, não tem o objetivo de culpar ninguém, mas mostra a verdade sobre o que aconteceu no início do ano. “Não queremos colocar a culpa em ninguém, mas esse email, enviado antes da crise, mostra quem estava mentindo, e que o governo do Amazonas se antecipou à crise, porém, não foi atendido”, afirmou.
Na opinião do líder do prefeito na Casa Legislativa, vereador Marcelo Serafim (PSB), o Brasil não se atentou ao que o Amazonas viveu na primeira onda do coronavírus e está repetindo os mesmos erros nesta segunda onda. “O que vivemos hoje é reflexo do que vivemos em janeiro, e o restante do Brasil não se atentou a gravidade da situação. Mas é preciso que os governos tenham entendimento de que algo é preciso ser feito logo, não dá para ficar esperando”, disse.
O comentário de Marcelo Serafim foi compartilhado pelo presidente da Comissão de Saúde do parlamento municipal, vereador Daniel Vasconcelos (PSC), que alerta os outros estados. “Parece que as pessoas dos outros estados estão brincando com a covid-19. É preciso tirar lições da situação que o Amazonas passou para prevenir que mais mortes aconteçam”, reforçou o parlamentar.
O vereador Jaildo Oliveira (Pc do B) chegou a se emocionar ao falar das pessoas próximas que perdeu para a covid-19 e defendeu o governo do Amazonas que se antecipou a crise de oxigênio. “Eu perdi amigos para essa doença e saber que essas mortes aconteceram pela omissão do Ministério da Saúde nos causa revolta. A reportagem que o vereador Caio André trouxe ao plenário mostra isso, e esperamos que lá na frente o governo Federal seja responsabilizado”, desabafou.
Para o vereador Allan (PSC), a politização da covid-19 causou toda essa situação. Ele pediu união de todos para que os dados sobre mortes no Brasil, ocasionados pelo coronavírus diminuam. “Infelizmente as pessoas politizaram o coronavírus, e isso precisa acabar. O que precisamos são da ações efetivas para vencermos esta pandemia. Concordo com o vereador Daniel Vasconcelos, de que os outros estados tirem lições do que passamos, para evitar uma tragédia a nível nacional”, afirmou o vereador.