Técnico da seleção brasileira participa de premiação da CBF no Brasileirão 2020
O técnico da seleção brasileira masculina de futebol, Tite, elogiou Claudinho, Edenilson e Gerson, entre outros atletas, na premiação da CBF para os melhores do Brasileiro. A convocação da seleção brasileira para a próxima rodada das Elliminatórias está prevista para 5 de março. A CBF ainda não confirma a data. Novas restrições e fechamentos de países na Europa ameaçam os jogos.
As dificuldades de liberação de atletas em razão da pandemia e restrições de viagem podem fazer o treinador convocar mais jogadores que atuam dentro do futebol brasileiro. Casos do meia-atacante do Bragantino e dos meia do Internacional e do Flamengo. Tite disse que a comissão considera a possibilidade de chamar mais jogadores dentro do futebol brasileiro.
– Essa é uma das variáveis (convocar mais atletas do Brasil), sim. É um dos aspectos que a gente está levando em consideração, analisado pelo presidente Caboclo com a Fifa, com a Conmebol, em função dessas dificuldades – comentou o treinador.
– (O Claudinho) está numa seleção de atletas importantes, convocáveis, com qualidade técnica individual, comprovando sua qualidade. Tenho um pouquinho de felicidade de encontrar o Edenilson, campeão Mundial comigo pelo Corinthians, e o Claudinho, que era um garoto de 18 anos, por mim lançado, e se formando hoje com 24 anos. Tem o grau de reconhecimento em função do desempenho, tanto em finalização quanto em assistências e participações. https://platform.twitter.com/embed/Tweet.html?dnt=false&embedId=twitter-widget-0&frame=false&hideCard=false&hideThread=false&id=1365444903266881544&lang=en&origin=https%3A%2F%2Fgloboesporte.globo.com%2Ffutebol%2Fselecao-brasileira%2Fnoticia%2Ftite-elogia-claudinho-edenilson-e-gerson-e-diz-que-pandemia-abre-chance-de-convocar-mais-jogadores-no-pais.ghtml&theme=light&widgetsVersion=889aa01%3A1612811843556&width=550px
Ainda sem convocações para a seleção principal, Gerson está de olho na lista de Tite. O técnico fez menção ao jogador do Flamengo, que chegou a ser sondado para a seleção olímpica, mas terminou não sendo convocado, em janeiro do ano passado. De lá para cá, não foi lembrado.
– Os atletas, o Gerson inserido, estão mantendo uma regularidade e um padrão alto de desempenho. O que é importante para dar consistência. Assim como a afirmação do Gabigol, Everton Ribeiro, Rodrigo Caio, para falar de outros jogadores do Flamengo. Tem o Filipe Luís, com 34 anos, que a gente vê a qualidade individual que tem. Fagner, do Corinthians, que permanece. Arana, outro garoto, já não mais tão garoto, surgindo e se afirmando. É importante ter essa safra – disse Tite.
“Situação talvez pior do que ano passado”
Coordenador da seleção, Juninho Paulista informou que vai ter reunião com a Conmebol na próxima semana. Em pauta, possível flexibilização para convocações e discussões com a Fifa sobre as regras para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa de 2022.
O Brasil enfrenta a Colômbia dia 26 de março, em Barranquilla, e depois viaja para Recife, onde recebe a Argentina, na Arena Pernambuco. As partidas são válidas pelas rodadas 5 e 6 das Eliminatórias. O Brasil é líder com quatro vitórias em quatro jogos.
Juninho Paulista no Prêmio Brasileirão 2020: dirigente disse que vai se reunir com a Conmebol na próxima semana para definir critérios de convocação para próxima data Fifa — Foto: Tébaro Schmidt / ge
– A gente está trabalhando com a Conmebol e a Fifa nesse critério. A gente entende a situação, está difícil, talvez até pior do que ano passado, quando jogamos as datas Fifa. A programação está mantida, a gente não recebeu nada ainda oficial. Acredito que essa semana vai haver reuniões, já está marcada uma na sede da Conmebol exatamente para definirmos, pois o prazo das convocações já é semana que vem – afirmou Juninho.
Sobre a possibilidade de fazer convocação mais caseira, o dirigente disse que não está descartado nem mesmo a chance de fazer convocação apenas com jogadores que atuam no Brasil.
– É uma das situações que vai ser resolvida. O que vai ser decidido? Se mantém as datas mesmo sem a certeza da liberação desses jogadores, se tem a concordância dos clubes em liberar os jogadores, dos governos de seus países. Então tudo depende de como vai ser. Também há essa possibilidade (convocar só jogadores do Brasil) dependendo da aprovação.
(Com Informações do GE).