O Telegram saiu da oitava posição e se tornou o aplicativo mais baixado de janeiro no mundo todo.
Segundo a plataforma Sensor Tower, foram 63 milhões de downloads do Telegram, número 3,8 vezes maior do que o registrado no mesmo mês de 2020. Sobretudo, os países com mais instalações do serviço de mensagem foram a Índia (24%), seguida pela Indonésia (10%).
Além disso, o segundo lugar no ranking ficou com o Tik Tok, que teve 62 milhões de downloads. Desse modo, o maior número foi registrado em Douyin, na China (17%), seguido pelos Estados Unidos (10%).
Já na terceira posição, aparece o Signal. A quarta ficou com o Facebook, e a quinta, com o WhatsApp.
Motivos do crescimento do Telegram
O crescimento do Telegram está relacionado com as mudanças na política de privacidade anunciadas pelo WhatsApp no início do ano.
Já que, a plataforma WhatsApp avisou sobre os novos termos, que prevê o compartilhamento de dados com o Facebook. Desde então, milhares de usuários começaram a buscar por aplicativos alternativos. A fim de evitar uma fuga ainda maior, a empresa de Mark Zuckerberg resolveu adiar as mudanças de 8 de fevereiro para 15 de maio.
No entanto, a iniciativa de Zuckerberg não foi suficiente para reverter a situação. Uma vez que, em dezembro, o WhatsApp era o terceiro aplicativo com maior quantidade de downloads.
O levantamento também avalia os dados da App Store e do Google Play. Entre os usuários da Apple, os aplicativos mais baixados em janeiro foram o TikTok, o Youtube e o Zoom.
Nos dispositivos com Android, o Telegram lidera, seguido pelo Signal e pelo TikTok.