A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) integra dois importantes programas voltados para a localização e recuperação do aparelho celular com restrição de roubo ou furto, o Cadastro Seguro, lançado em 2022, e o RecuperaFone, disponibilizado em setembro deste ano.
Para isso, a SSP-AM reforça a importância de a população fazer o cadastro na plataforma Celular Seguro, que passa a auxiliar as ações de investigação do Programa RecuperaFone, que nos últimos 40 dias já recuperou mais de 500 aparelhos que estavam com restrições de furto ou roubo em Manaus.
O Sistema Celular Seguro foi desenvolvido pela SSP-AM e implementado em novembro de 2022. Por meio da ferramenta, o cidadão faz um cadastro dos dados pessoais e do aparelho celular, principalmente, do IMEI, onde em caso de roubo ou furto, é possível editar as informações e emitir às Forças de Segurança um alerta caso o aparelho seja roubado, furtado ou perdido.
Complementando esta iniciativa, em setembro de 2024, o Governo do Amazonas lançou o programa RecuperaFone, que integra o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da SSP-AM.
“Temos esse sistema como uma espécie de grande cofre, onde o cidadão pode inserir seus dados e deixar guardado lá. caso venha a perder o aparelho por qualquer intercorrência, ele volta a acessar o sistema e nos emite o alerta por meio do qual, rapidamente iremos trabalhar para buscar e devolver essa aparelho”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública, Vinícius Almeida.
Tecnologia
As duas ferramentas representam um avanço significativo na proteção dos direitos da população, fortalecendo as estratégias de segurança pública. Enquanto o primeiro sistema aprimora a capacidade de monitoramento e recuperação de aparelhos, o segundo atua nas abordagens, estabelecendo um ciclo de combate à criminalidade associada ao roubo e à revenda ilegal de celulares.
Desta forma, aSSP-AM incentiva o cadastro no Sistema Celular Seguro, pois caso o seu celular seja furtado ou roubado, o programa RecuperaFone terá mais facilidade para conferir no banco de dados, localizar em tempo hábil, agilizar o processo de investigação e devolução do aparelho.
Cadastro
Para a realização do cadastro no Sistema, é preciso entrar no site da SSP-AM (www.ssp.am.gov.br), buscar a área “Celular Seguro” e realizar tanto o cadastro pessoal quanto o cadastro do aparelho. Caso o cidadão seja vítima de roubo, furto ou perda do aparelho, um alerta deverá ser emitido a partir do número do Boletim de Ocorrência, dentro do próprio sistema.
É a partir da emissão do alerta que as forças de segurança poderão saber a natureza da ocorrência e então efetuar as investigações e abordagens de forma mais assertiva.
FOTO: Victor Levy/SSP-AM