Analista social Roberta de Lima foi reconhecida como autora da melhor dissertação de mestrado do PPGPSI; pesquisa se propôs a compreender os impactos dos trabalhos produtivos e reprodutivos realizados por servidoras públicas no período da pandemia na saúde mental dessas mulheres
Analista social da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), a psicóloga Roberta de Lima Sousa Vieira foi premiada no Prêmio Melhores Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas de 2023. Durante a cerimônia, no último dia 18, a analista social de Defensoria recebeu um certificado de reconhecimento como autora da melhor dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI).
Realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam (Propesp), a premiação anual tem como objetivo de reconhecer a excelência das pesquisas desenvolvidas na universidade e celebrar as conquistas dos estudantes de pós-graduação.
Lotada na Diretoria de Gestão de Pessoas da DPE-AM, Roberta de Lima apresentou uma pesquisa que se propôs a compreender os impactos dos trabalhos produtivos e reprodutivos realizados por servidoras públicas no período da pandemia de Covid-19 na saúde mental dessas mulheres.
Os resultados da pesquisa apontaram que as servidoras vivenciaram um aprofundamento das desigualdades e da sobrecarga relacionadas aos trabalhos tanto no âmbito público como no privado. Esse cenário repercutiu na piora do quadro de adoecimento e sofrimento mental das servidoras, bem como de outras enfermidades, como as doenças osteomusculares, do sistema circulatório e do sistema reprodutivo.
A premiada destaca que ficou surpresa com o reconhecimento. “Eu vejo esse prêmio como um reconhecimento à dedicação das pesquisadoras e dos pesquisadores que tanto se empenham em fazer ciência no Brasil. Em relação a ser premiada, eu fiquei bastante surpresa, pois conheço a qualidade da pesquisa dos colegas que também concorreram. E fiquei também muito feliz, pois foi um trabalho que contribuiu para uma área que eu me identifico muito, que é o trabalho feminino”, disse Roberta de Lima.
“Ver essa pesquisa, que exigiu de mim muita dedicação e estudo, ser premiada é fechar com chave de ouro essa minha trajetória no mestrado e um impulso para que eu possa continuar minha formação com um doutorado”, acrescentou.
A cerimônia está disponível no link: https://youtu.be/3ufVQtRvJwk?si=M8-nnVLi5JygRXTX
Leia aqui a dissertação:
Texto: Fernanda Moutinho