Esse ano a Campanha da Fraternidade (CF) nos convida a refletir sobre o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”, tendo como lema “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Efésios 2, 14). este ano, a CF é uma campanha ecumênica, reunindo as Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), com o objetivo de gerar um diálogo do testemunho da unidade na diversidade, conforme explica Patrícia Cabral, Presidente do conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus e uma das organizadoras do seminário que, em virtude da pandemia, começou nessa quarta-feira (10) e vai até amanhã, sexta (12). por meio das redes sociais da Arquidiocese.
“A arquidiocese de Manaus, como todos os anos, já vem se preparando para as atividades de formações em nossas paróquias, comunidades e áreas missionárias, de forma on-line por causa da pandemia e, nos dias 10, 11 e 12, acontecerá os seminário arquidiocesano, que todos os anos acontece no Colégio Dom Bosco, mas esse ano será pela plataforma digital, por meio das redes sociais da Arquidiocese de Manaus”, disse Patrícia.
Durante os três dias de seminário as LIVES estão começando às 19h, trazendo representantes da Arquidiocese de Manaus e de outras igrejas cristãs que, juntos, discutem o tema no âmbito do VER, ILUMINAR e AGIR. De acordo com Patrícia, a programação é rica de testemunhos, baseada no evangelho, no texto base da CF e em experiências pessoais dos participantes.
Entre os palestrantes, no primeiro dia, participaram Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus e a bispa Marinez Rosa Bessoto, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Hoje, o segundo dia terá a presença de Pe. Zenildo Lima e Pe. Claudi Gonçalves, e também do Pastor Marcos Rodrigues, da Igreja Luterana do Brasil e, no encerramento, teremos a presença de Dom José Albuquerque, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus.
De acordo com Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, “a Campanha da Fraternidade Ecumênica afirma que fraternidade e diálogo é um compromisso de amor que exige de nós uma responsabilidade radical pela promoção da autonomia e da cidadania das pessoas, pela viabilização do desenvolvimento pleno de suas capacidades e pela promoção de uma vida saudável a todos”, comentou.
Mais sobre a Campanha da Fraternidade
A CF inicia sempre na quarta-feira de cinzas e no Domingo de Ramos acontece a Coleta da Solidariedade, um gesto concreto dos cristãos, um compromisso social, que consiste em um importante instrumento para o apoio a iniciativas de enfretamento das condições de pobreza e miséria.
Tem por objetivo promover a erradicação de vulnerabilidade e risco social, ao atenderem projetos com dificuldades de obterem financiamento, não obstante os grandes benefícios que proporcionam às populações carentes. Do total desta coleta, 40% é destinada ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e 60% fica no Fundo Diocesano de Solidariedade, permanecendo na diocese de origem, sendo destinado a projetos locais de enfrentamento da miséria e da exclusão social.
Acompanhe pelas redes sociais da Arquidiocese de Manaus