Trabalho desportivo realizado pelo Governo do Estado é referência em políticas públicas para jovens do Amazonas e do Brasil
Em um cenário de discussões sobre políticas públicas voltadas para a juventude brasileira, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), marcou presença na 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude (Fonajuve), realizada nos dias 17 e 18 de outubro, em Brasília. A participação do Amazonas no Fonajuve representa a relevância do encontro para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à juventude.
“A presença da Sedel enquanto órgão gestor de juventude do Amazonas neste Fórum Nacional é de uma importância sem precedentes, em um momento onde as políticas públicas de juventude estão sendo resgatadas e valorizadas em âmbito nacional. O Amazonas tem suas particularidades e desafios, e nossa participação ativa contribui para que essas políticas sejam adaptadas à realidade amazônica e resultem em um futuro mais promissor para nossos jovens”, destacou o vice-diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Adson Garcia.
O evento contou com representantes dos órgãos gestores de juventude dos 26 estados e do Distrito Federal. O Fórum mediado pelo Diretor de Políticas Públicas Transversais de Juventude, Nilson Florentino Jr, também contou com a presença do Ministro Chefe de Estado da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, Secretário Nacional de Juventude, Ronald Santos, e Secretária Nacional Adjunta de Juventude, Jessy Dayane.
De acordo com o Decreto nº 11.535/2023 publicado em setembro, o Fonajuve tem a competência de acompanhar a implementação das políticas públicas de juventude em todo o território nacional, disseminar experiências em âmbito estadual e nacional, além de colaborar com a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de ações conforme estabelecido na Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, que instituiu o Estatuto da Juventude.
O Fórum também é responsável por avaliar periodicamente os resultados da Política Nacional de Juventude e estimular a criação de fóruns estaduais, bem como a realização de audiências públicas nas diferentes regiões do país. O Fonajuve tem como prática a realização de reuniões ordinárias a cada quatro meses, mas também pode ser convocado extraordinariamente quando necessário.
FOTO: Divulgação/Sedel