A intensidade, a força e as consequências da terceira onda da pandemia de Covid-19 no Amazonas dependerá da consciência da população e dos cuidados aconselhados pelas autoridades da Saúde. O alerta foi feito nesta terça-feira (06), pelo secretário estadual da Saúde, Marcellus Campelo.
O secretário reafirmou em entrevista à Rede Tiradentes, a possibilidade de uma terceira onda no Estado e a necessidade do engajamento do cidadão amazonense na prevenção e combate ao avanço da doença.
Campelo afirmou que, apesar do que já aconteceu no setor de saúde, o Estado vem aprendendo com a doença e uma terceira onda será tratada com mais atenção e rapidez nos procedimentos na rede de saúde pública, que praticamente foi reestruturada para o enfrentamento da doença. Segundo ele, problemas como a falta de leitos, equipamentos e oxigênio estão tendo atenção especial por parte do governo, para prevenir e evitar mortes.
Marcellus lembrou que o Amazonas está recebendo a atenção necessária do Governo federal e, caso as previsões se confirmem, o Estado estará mais preparado para dar mais atenção a quem se deixar infectar por negligência.
O secretário concluiu lembrando a importância do uso de máscaras, das práticas da boa higiene e do distanciamento social na prevenção do vírus, que já matou mais de 330 mil pessoas no país, mais de 12 mil apenas no Amazonas.