A criação de um ambiente favorável à atração de novos negócios faz com que Roraima tivesse a terceira menor taxa de desemprego entre os estados da Região Norte no 3º trimestre de 2024, com 6,8%, ficando 0,2 pontos percentuais acima da média nacional, que registrou 6,4%.
Os dados foram analisados pela Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento) e fazem parte da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, a taxa de desemprego caiu 1,4 ponto percentual. Para o governador Antonio Denarium, os números evidenciam os efeitos das ações do Governo de Roraima para impulsionar a geração de emprego e renda.
“Os indicadores são a garantia de que estamos no caminho certo. Nossa equipe de governo tem trabalhado empenhada para fortalecer todos os setores da economia, e consequentemente, essas iniciativas estimulam a criação de emprego e renda. Nosso compromisso é garantir que Roraima seja um estado cada vez mais próspero, com mais oportunidades e qualidade de vida para a população”, garantiu o governador.
Com relação ao número de pessoas ocupadas, o secretário adjunto da Seplan, Fábio Martinez, destacou que o Estado apresentou o melhor resultado já alcançado para um terceiro trimestre.
“Roraima conquistou mais um recorde para um 3º trimestre, atingindo um total de 280 mil pessoas ocupadas, um aumento de 11,6%. A pesquisa demonstra ainda que o estado teve uma redução na comparação com o ano anterior, sendo a segunda taxa mais baixa de toda a série histórica analisada”, frisou.
Fábio também reiterou, que o aumento no número de pessoas ocupadas demonstra que as políticas de incentivo adotadas pelo Governo para alavancar a economia local estão surtindo efeito.
“Esse cenário positivo é resultado de um conjunto de ações estratégicas implementadas pela atual gestão que incluem a criação de um ambiente favorável aos negócios, à atração de novas empresas, investimentos robustos em infraestrutura, equilíbrio fiscal, dentre outras medidas, que contribuem diretamente para fazer a roda da economia roraimense girar”, pontuou.
Rendimento médio
No terceiro trimestre de 2024, o rendimento real médio proveniente de todos os trabalhos em Roraima foi R$ 2.724.
“Quando comparamos com os outros estados do Norte, estamos entre os quatro maiores rendimentos da região, o que confirma que as ações voltadas para promover o desenvolvimento econômico e à geração de empregos em Roraima têm trazido resultados significativos, destacou a coordenadora geral de Estudos Econômicos e Sociais da Seplan, Jádila Andressa.