Um requerimento do vereador William Alemão (Cidadania), que solicita da Secretaria Municipal de Finanças de Manaus (Semef) informações sobre o aumento dos valores cobrados no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira (20/03), durante Sessão Plenária.
O pedido foi aprovado após ampla discussão entre vereadores da base e oposição. No Grande Expediente de terça-feira (19/03), o parlamentar falou sobre o assunto pedindo uma prorrogação do prazo para pagamento do tributo. O vereador pontuou que muitas reclamações dão conta do recebimento do boleto em prazo inviável para pagamento.
“Desde terça-feira eu trago essa questão à luz do debate na Casa, pois ando pelas ruas e sou abordado pela população pedindo que façamos alguma coisa em relação à cobrança do IPTU em Manaus. Por mim, quanto mais transparência, melhor”, disse o vereador, ao citar a solicitação do vereador Mitoso (MDB) para investigar o aumento no imposto nas últimas duas décadas.
“Esclarecemos que temos recebido muitas reclamações em nosso gabinete relativamente aos valores do IPTU que têm aumentado a cada ano, sem que sejamos esclarecidos quanto aos fatores que elevaram a base de cálculo, principalmente em bairros com infraestrutura deficiente”, afirmou.
O IPTU de Manaus é calculado com base numa série de critérios estabelecidos pela legislação municipal. Esses critérios variam como tamanho da área construída, localização e tipo de uso, como residencial, comercial e industrial.