Olhando para os céus, que idade você daria para o universo? Infelizmente não existe um calendário com a data do nascimento do mundo, mas os cientistas tem um jeitinho para calcular essa vastidão.
Em um estudo recente publicado na vista científica Royal Astronomical Society estima que o universo esteja 26,7 bilhões de anos, o dobro do que, o modelo de concordância da teoria do Big Bang, chamado de Lambda-CDM de 2021, que sugere que o universo tem 13,8 bilhões de anos! Um jovem senhor em expansão acelerada.
Mas a estimativa de tempo não é nada em definitivo. Quanto mais dados são coletados e incorporados, mais perguntas surgem.
Você sabe como se calcula a idade do universo?Fonte: Getty Images
Com a viagem do Telescópio James Webb, é quase possível visualizar os primórdios do universo. Porém aberrações temporais como a estrela HD 140283 (Matusalém), descoberta em 1912, por Walter S. Adams, no Observatório Mount Wilson, colocam em dúvida algumas questões cosmológicas: como pode uma estrela ser mais velha do que o universo?
Como se calcula a idade do Universo?
É uma continha básica de matemática. Na equação são considerados a taxa de expansão do universo e o modelo padrão da cosmologia. Ficou na mesma, né? Para se calcular a idade do universo, é realizada uma leitura da radiação emitida. Sinais jovens e próximos estão próximos a um padrão de radiação mais curta, tendendo para o azul.
Já as radiações mais distantes, possuem um comprimento mais longo, tendendo para o vermelho. A medida de radiação é realizada por uma técnica chamada de espectroscopia, que capta e analisa os diferentes comprimentos de radiações emitidas pelos corpos celestes.
Modelo gráfico da técnica conhecia como técnica espectroscopia.Fonte: GettyImages
A receita do mundo é composta principalmente por hidrogênio e hélio, que emitem comprimentos de ondas bastante característicos, o que oportuniza a medida. Mas nem tudo que é captado é facilmente distinguido.
O universo irradia diversas coisas, entre elas, a energia escura. O modelo cosmológico padrão assume que essa energia está acelerando a expansão do universo. Mas ainda não se sabe com exatidão como ela age. Essa barreira no conhecimento acaba limitando o processo de cálculo da idade do espaço.
Cálculos astronômicos não são simples, principalmente por não conseguirmos visualizar com exatidão o que estamos calculando.Fonte: GettyImages
Aberrações temporais
Para alguns cientistas, o universo pode ser bem mais velho. Como citada anteriormente, estrelas como a Matusalém colocam dúvida tudo que já sabemos sobre a idade do cosmo.
Cálculos iniciais dataram a estrela em 16 bilhões de anos. Entretanto como poderia existir um astro antes do próprio universo? De volta a prancheta, pesquisas mais recentes dataram a idade de HD 140283 em 12 bilhões.
O estudo do cosmo ainda nos reserva inúmeras descibertas.Fonte: Getty Images
Popularmente chamamos de “exatas” as áreas de física e matemática, mas a verdade é que tudo está em constante transformação. Os modelos hoje utilizados podem um dia ser substituídos por modelos mais completos, que respondam muitas das lacunas que hoje permanecem abertas. Mas até lá, a idade oficial do universo está estimada em aproximadamente 13,8 bilhões de anos.
Quer saber mais? Então, confira as primeiras imagens do universo reveladas pelo Telescópio Espacial Euclid e continue acompanhando a TecMundo e fique por dentro das novidades da astronomia.