Estão abertas as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024, voltado para os Cafés Especiais Torrados, para produtores que atuam na industrialização e comercialização de café torrado em todo o Brasil.
O regulamento estabelece critérios específicos em relação aos volumes de produção agrícola e industrialização do café. Na categoria Arábica, o limite é de 3 mil sacas de 60kg por ano de café beneficiado em grãos crus. Já na categoria Canephora, o limite é de 4,5 mil sacas de 60kg.
No que diz respeito à produção industrializada – o café torrado – o regulamento determina que o volume não deve ultrapassar 20 sacas de 60kg por mês, ou 240 sacas por ano para ambas as categorias.
Os cafés inscritos devem atender aos padrões de cafés especiais de acordo com o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Café Torrado, reconhecido pela ABIC. Serão avaliados aspectos como doçura, acidez, amargor e aromas variados.
O prêmio, em parceria com a CNA, ABIC e Helga Andrade, busca não apenas reconhecer, mas valorizar o trabalho dos cafeicultores brasileiros.
Os participantes devem enviar suas amostras até 23 de abril, em embalagens adequadas. As amostras devem ser uniformes em peso, lote, data de validade e fabricação.
Um júri técnico selecionará dez amostras para a fase de degustação pelo júri popular. Os dez finalistas receberão certificados, prêmios em dinheiro e selos de participação.
Esta iniciativa faz parte do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, visando valorizar e profissionalizar os produtores rurais e agregar valor aos produtos. Desde 2019, a CNA realiza o Prêmio CNA Brasil Artesanal para reconhecer a excelência em diferentes categorias de produtos.
Os interessados podem se inscrever no portal do Sistema CNA/Senar até 23 de abril, participando nas categorias de 100% Café Arábica e 100% Café Canephora (Conilon e Robusta).