Uma ação deflagrada pelos policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) resultou na prisão em flagrante de Aldamir Canavarro Pinto, de 42 anos, na quarta-feira (22/05), encontrado com uma arma de fogo calibre 40, marca Taurus, modelo PT 740, que havia sido furtada de dentro de um veículo Chevrolet S10.
O crime ocorreu no domingo (20/05), na rua Ferreira Pena, bairro Centro, zona sul da capital. O infrator estacionou seu veículo próximo ao da vítima, e utilizou um dispositivo conhecido como “Chapolin”, um inibidor de sinal de alarme automotivo, que embaralha os sinais eletromagnéticos do alarme e impede que os veículos sejam trancados.
Segundo o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, as diligências tiveram início após a vítima denunciar o furto de sua arma de fogo, que estava no interior de seu veículo no bairro Centro. A vítima também forneceu imagens das câmeras de segurança que registraram a ação criminosa.
“Iniciamos as diligências e conseguimos identificar o veículo utilizado como apoio no crime. O carro foi interceptado na avenida Torquato Tapajós. O condutor, identificado como Aldamir Canavarro Pinto, confessou o furto e nos levou até sua casa no bairro Lagoa Azul, zona norte, onde encontramos a arma de fogo”, explicou o delegado.
A autoridade policial relatou ainda que o infrator estava utilizando a arma de fogo, a qual foi subtraída desmuniciada e posteriormente encontrada com munições. A arma foi recuperada.
O indivíduo foi conduzido à sede da DERFV, onde foi autuado em flagrante por posse ou porte ilegal de arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito, conforme previsto no Art. 16 da Lei nº 10.826/03. Em seguida, foi encaminhado à audiência de custódia, onde ficou à disposição da Justiça.
FOTO: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM