A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), com o apoio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e da 73ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), deflagrou a Operação Enédra e prendeu quatro pessoas diretamente envolvidas na morte de Raimundo Nonato de Sousa, de 65 anos.
Os suspeitos foram identificados como Antônia Denilza Ferreira Soares, 54 anos; Júnior Lopes Feitosa, 26 anos; Samara Soares dos Santos, 24 anos; e Cristiano Tavares Gomes, cuja idade não foi informada. Um quinto envolvido, Anderson Costas dos Santos, 40 anos, conhecido como “Bocão” ou “Faraó”, está foragido.
O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (04/09), na sede da Delegacia Geral (DG), no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. Na ocasião, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, destacou que a operação foi conduzida de forma minuciosa, permitindo a identificação de todos os envolvidos.
“Destaco que a DEHS já realizou 180 prisões por homicídio em 2024. Hoje, apresentamos as prisões relacionadas a um crime bárbaro e grave, em que um senhor aposentado foi covardemente assassinado por pessoas que também atuam em diversos outros crimes, principalmente roubo de veículos, tráfico e homicídios”, relatou Torres.
Investigação
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, a investigação concluiu que o crime foi possivelmente premeditado. A dinâmica do crime começou quando Samara marcou um encontro com Raimundo no dia 16 de julho, sob a falsa proposta de contratação para serviços de fretagem. O encontro foi, na verdade, uma armadilha para subtrair o veículo do idoso, que acabou caindo na emboscada.
“As investigações apontam que Samara, após marcar o encontro com a vítima, acionou Júnior e Antônia para irem, com ela, ao encontro dele. No local, eles anunciaram o roubo, mas o idoso os reconheceu por serem seus vizinhos”, informou Cunha.
Diante disso, eles contataram Anderson, que autorizou a morte da vítima. Júnior matou Raimundo e, com a ajuda de Samara, deixou o corpo em uma região de mata no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital. O corpo foi encontrado no dia 17 de julho.
Segundo a autoridade policial, no dia 29 de julho deste ano, Cristiano foi preso pelos policiais da DERFV em um sítio onde o carro da vítima foi levado após o crime. No local, ele estava desmanchando o veículo para dificultar sua localização.
Antônia, Júnior e Samara foram presos na segunda-feira (02/09), com Antônia sendo capturada em Manaus e Júnior e Samara em Novo Aripuanã, município para onde haviam fugido.
Diante dos fatos, todos têm uma participação robusta no crime e agora serão responsabilizados perante a lei por seus atos.
Procedimentos
Os envolvidos responderão por latrocínio consumado e organização criminosa; Cristiano também responderá por receptação. Eles passarão por audiência e ficarão à disposição da Justiça.
Disque-denúncia
A PC-AM solicita a quem tiver informações sobre a localização de Anderson Costa dos Santos que entre em contato pelo número (92) 98118-9535, disque-denúncia da DEHS, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em sigilo.
FOTO: Beatriz Sampaio/PC-AM