A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), na madrugada desta sexta-feira (13/09), prendeu um casal, de 19 e 30 anos, e apreendeu duas armas de fogo, munições e entorpecentes, em ocorrências nas zonas norte e leste de Manaus.
Na primeira ocorrência, registrada por volta da 1h30, policiais militares da Força Tática apreenderam uma pistola calibre 40, com nove munições e dois carregadores de munições, durante incursão no beco Francisco Galvão, localizado no bairro Novo Aleixo. A equipe policial recebeu denúncia informando que na rua Francisco Galvão, havia um grupo de homens que ostentavam armas de fogo e comercializavam entorpecentes em via pública.
Durante as diligências, os suspeitos fugiram para área de beco e não foram encontrados. O material foi apreendido e levado ao 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Na segunda ocorrência, por volta das 2h, policiais militares da 28ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) prenderam um casal, de 30 e 19 anos, em posse de uma submetralhadora e entorpecentes. As prisões foram efetuadas na rua 4, no bairro Puraquequara, após denúncias apontando comercialização de entorpecentes e utilização de arma de fogo. A denúncia informava que se tratava de pessoas de alta periculosidade.
Já no local, os suspeitos ainda tentaram fugir quando perceberam a presença dos policiais militares, mas foram capturados com entorpecentes. Questionados, a mulher informou que havia uma arma de fogo escondida em sua residência, local onde, após diligências, a arma foi encontrada.
Foram apreendidos, durante a ação policial, uma submetralhadora de fabricação caseira, com um carregador, três munições de calibre 9 milímetros, além de 19 porções de maconha, seis porções de oxi, três porções de cocaína, R$36 em espécie e uma balança de precisão.
A dupla, juntamente com o material apreendido, foi encaminhada para o 14° DIP.
Aumento no número de apreensão de armas de fogo
A Polícia Militar do Amazonas apreendeu 852 armas de fogo, de janeiro a agosto deste ano. O número representa aumento de 12% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 763 armas de fogo foram retiradas de circulação. Os dados são da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da PMAM.
Foram apreendidos 291 revólveres, 269 pistolas, 128 espingardas, 72 caseiras, 24 fuzis, além de rifles, carabinas, submetralhadoras, artesanais, escopetas, dentre outras armas de fogo.
Os dados evidenciam que as unidades policiais que mais apreenderam armas de fogo neste período foram Força Tática e Rocam, com 189 e 140, respectivamente.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
FOTO: Divulgação/PMAM