A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apresentou à população, neste sábado (21/09), durante a 15ª edição do Governo Presente, o trabalho desenvolvido pela unidade da Ciclopatrulha, Terapia com cães, Equoterapia (terapia com cavalos e o Programa Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac). A programação aconteceu no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns Neumann, localizado na rua Santa Marta, Comunidade Jesus Me Deu, bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.
Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a cada semana, a corporação apresenta as unidades operacionais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM) e Especializado (CPE) e projetos sociais desenvolvidos pela instituição.
“Todos os sábados, a Polícia Militar traz uma das suas unidades ou um projeto social para apresentar aos visitantes. A nossa corporação vai além do policiamento ostensivo, também temos um papel social dentro das comunidades e ambiente escolar”, explicou o comandante-geral.
O projeto de terapia com cães (Cinoterapia) desenvolvido por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) apresentou como é realizada esta terapia, que visa levar conforto, apoio emocional e bem-estar para pacientes hospitalizados, especialmente crianças e adultos em instituições de saúde. O projeto vem sendo desenvolvido pela unidade desde o ano passado. Os cães policiais treinados e certificados para essa função, têm se tornado verdadeiros aliados no processo de recuperação e enfrentamento das dificuldades enfrentadas por aqueles que estão em tratamento. Na ocasião, 36 pessoas conheceram o projeto.
O policiamento ciclístico ou ciclopatrulha é um processo de policiamento que agrega a prática de condicionamento físico e mental sem agredir o meio ambiente, pois é um modelo de locomoção não poluente. A unidade levou orientações sobre dicas de segurança no trânsito e sobre a legislação para o público que visitou o espaço. Foram 50 interações com o público, sendo 26 adultos e 24 crianças.
Cerca de 180 pessoas passaram pelo estande do Pesac. O programa atende 21 escolas no Amazonas, sendo 13 na capital e oito no interior. O projeto alcança mais de 21 mil alunos. O objetivo é promover a cidadania, meritocracia, espírito de liderança, civismo e a disciplina na rede de Ensino Público no Amazonas.
O estande da Equoterapia (terapia com cavalos) desenvolvido pelo Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon) também esteve presente informando sobre o projeto, que é referência em tratamentos terapêuticos com auxílio de cavalos. O Núcleo de Equoterapia da PMAM atualmente atende 160 pacientes praticantes da modalidade, eles são atendidos pelas equipes multidisciplinares no RPMon, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
FOTO: William Ribeiro/PMAM