Quadrilha furtou mais de cem motos em 2020.
Onze pessoas foram presas e três motocicletas, uma pickup e mais automóveis, além de diversos documentos foram apreendidos por policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos, com apoio do 11 DIP e policiais da SEAP, sob coordenação dos Delegados Cícero Túlio e Rondon Jr na Operação Zodíaco, deflagrada nessa quarta-feira (21/10), pela Secretaria da Segurança Pública ao Amazonas (SSP-AM). Ao todo, foram cumpridos 12 mandados judiciais, entre ordens de Prisão e Busca e Apreensão.
Segundo as investigações, o grupo criminoso é responsável por determinar roubos e furtos de centenas de motocicletas em Manaus, promovendo a clonagem das mesmas e remessa a interiores do Estado do Amazonas.
Ainda com base nas investigações, os líderes da quadrilha determinavam os roubos e furtos de motocicletas, que depois eram adulteradas e revendidas, principalmente para municípios do Interior do Estado como Uricurituba e Autazes.
De acordo com a SSP-AM, a Organização Criminosa era dividida em setores, tendo sido identificados:
NÚCLEO GERENCIAL: responsável por liderar o bando, determinando os roubos e furtos de veículos, alem encaminhar os veículos para serem clonados e posteriormente revendidos e remetidos para o interior do Estado;
NÚCLEO OPERACIONAL: Responsável por realizar os roubos e furtos, bem como a clonagem dos veículos;
NÚCLEO LOGÍSTICO: Responsável por revender as motos e intermediar a remessa das motocicletas já clonadas para o Interior do Estado, por via fluvial.
Os líderes do bando apontados como sendo Marcos Gabriel. Matheus Dias (conhecido como ‘mascote’, Raiff Silva e Geraldo Nogueira (conhecido como ‘lutador’, ostentavam em redes sociais imagens com várias motocicletas, carros de luxo, dinheiro e festas, decorrentes das práticas ilícitas.
Nas residências dos nacionais Marcos Gabriel e Matheus Dias foram encontrados documentos falsificados; com Geraldo Nogueira, foi apreendida uma motocicleta roubada. Outras duas motocicletas foram apreendidas com outros integrantes da quadrilha contendo restrição de furto e adulteradas, além de dois automóveis de passeio e uma pick-up com indícios de adulteração.
Conforme a SSP-AM, todos serão indiciados por organização criminosa, turto qualificado, associação criminosa, uso de documento falso, adulteração de sinal identificador de veiculo automotor e receptação qualificada.
Após os procedimentos judiciários, todos serão encaminhados à Central de Triagem, onde ficarão a disposição da justiça.