A PCRR (Polícia Civil de Roraima) sediou nesta terça-feira, 29, no auditório da Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), a 8ª edição do Curso Nacional de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.
O curso é promovido pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e o capacita servidores integrantes das forças de segurança, especialmente policiais civis e militares em conhecimentos necessários para apoiar ações destinadas à proteção de violência relacionadas a crianças e adolescentes.
O curso segue com capacitação até sexta-feira, 1° de novembro, e está sendo ministrado pela diretora do DPE (Departamento de Polícia Especializado), delegada Elivania Aguiar, e pelo delegado-adjunto da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), Matheus Rezende, além de outros palestrantes.
Os temas abordam desde os “Aspectos do Desenvolvimento Infanto Juvenil” aos “Crimes contra Crianças e Adolescentes Praticados na Internet”.
De acordo com o delegado Matheus Rezende, a capacitação é de extrema importância quando envolve crianças e adolescentes onde precisam escutar, acolher e não se omitir no atendimento a elas.
“O curso aborda desde os primórdios de como era tratamento dado à criança e ao adolescente até os dias atuais. O curso aborda também o depoimento e escuta especializada de crianças e adolescentes em situação de violência, destacando os aspectos psicológicos do relato da vítima, dentre outros”, disse.
Ao todo, 33 policiais civis e militares participam da capacitação, com carga horária de 40 horas.