A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), está ampliando o acesso à nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) com três ações itinerantes ao longo desta semana. O objetivo é levar o serviço até as comunidades que enfrentam dificuldades de deslocamento para obter a documentação oficial.
Duas equipes estão atuando nas comunidades indígenas Vista Alegre e Lago Grande, na zona rural de Boa Vista, garantindo atendimento acessível à população indígena.
Além disso, uma terceira frente de atendimento está sendo realizada na carreta da Defensoria Pública do Estado, no bairro Raiar do Sol, facilitando a emissão do documento para os moradores da capital.
O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 16h, com a expectativa de realizar cerca de 750 emissões da nova carteira de identidade nacional ao longo da semana, em uma média de 250 atendimentos em cada ação.
O diretor do Instituto de Identificação, Hênio Andrade, reforçou a importância da iniciativa.
“Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso a esse documento essencial. A nova CIN substitui gradualmente o RG estadual e padroniza a identificação em todo o país, proporcionando mais segurança e praticidade”, destacou.
A Polícia Civil orienta a população a levar os documentos necessários para a emissão da CIN e reforça a importância de aproveitar as ações itinerantes para garantir o documento oficial.
Documentos necessários para emissão da carteira identidade nacional
O agendamento é realizado pelo site da Polícia Civil do Estado de Roraima (policiacivil.rr.gov.br). São obrigatórios os seguintes documentos:
– Certidão de Nascimento ou Casamento, em caso de dúvida sobre a autenticidade da certidão, poderá ser exigido por este órgão, certidão expedida nos últimos seis meses (Decreto 10.977/2022);
– Brasileiro naturalizado deve apresentar o certificado de Naturalização.
Documentos opcionais para inclusão na Identidade Nacional:
– Certidão de nascimento e/ou casamento;
– DIN (Documento Nacional de Identificação);
– NIT (Número de Identificação do Trabalhador)
– PIS/Pasep/NIS
– Carteira Nacional de Saúde do SUS;
– Título de Eleitor;
– Carteira de Trabalho;
– CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
– Certificado Militar;
– Carteira Profissional (conselhos e órgãos
profissionais);
– Tipo sanguíneo e fator RH;
– Nome social (mediante requerimento escrito e
assinado do interessado);
– Doador de órgãos em caso de morte;
– Condições especificas de saúde.