A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), apreendeu três armas de fogo, munições e um veículo com restrição, na noite de quarta-feira (18/09). A ação policial aconteceu após confronto com facção criminosa, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
Ao todo, foram apreendidas durante a ação duas pistolas calibre 40, um revólver calibre 38, 47 munições calibre 9, 34 munições calibre 40, e cinco munições calibre 38. Um veículo com restrição de roubo, quatro coletes balísticos e dois aparelhos celulares também foram apreendidos.
De acordo com o comandante da Rocam, tenente-coronel PM Jackson Ribeiro, por volta das 20h, a equipe policial recebeu denúncia, via Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom), para prestarem apoio aos PMs da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). A denúncia apontava que a equipe da 20ª Cicom tinha sido recebida a tiros, durante patrulhamento na rua Jardim Primavera, comunidade Parque São Pedro.
“Em incursão no local, as equipes encontraram os infratores que agrediram as equipes da 20ª Cicom, e esses infratores dispararam contra a nossa equipe. Então, nós precisamos revidar a injusta agressão, vindo a atingir três infratores no local. Esta é mais uma ação da Polícia Militar de combate à criminalidade organizada, através do comando de policiamento especializado”, relatou o comandante da Rocam.
Mesmo após serem rapidamente socorridos e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles, os criminosos não resistiram e foram a óbito.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Aumento no número de apreensão de armas de fogo
A Polícia Militar do Amazonas apreendeu 852 armas de fogo, de janeiro a agosto deste ano. O número representa aumento de 12% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 763 armas de fogo foram retiradas de circulação. Os dados são da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da PMAM.
Foram apreendidos 291 revólveres, 269 pistolas, 128 espingardas, 72 caseiras, 24 fuzis, além de rifles, carabinas, submetralhadoras, artesanais, escopetas, dentre outras armas de fogo.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
FOTO: Israel Amorim/PMAM