Com intuito de combater ameaças e crimes ambientais em Manaus e demais municípios, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), realiza a Operação Yara Tupã. Para fortalecer a segurança e preservação, serão empregadas ações de fiscalizações nas modalidades de policiamento terrestre e fluvial.
De acordo com o comandante do CPAmb, coronel PM Santarém, a ação visa prevenir e combater ações delituosas contra a fauna e flora na preservação do meio ambiente e o equilíbrio dos ecossistemas, garantindo o cumprimento da legislação ambiental no estado do Amazonas.
“A Operação Yara Tupã representa mais um passo decisivo da PMAM na defesa do nosso patrimônio natural. Estamos empenhados em combater o desmatamento, queimadas, pesca predatória, caça de animais silvestres e o tráfico de recursos naturais, atuando em Manaus e nos municípios do interior com operações terrestres e fluviais. Essa operação é uma resposta firme às ameaças ao meio ambiente, reafirmando nosso compromisso com a preservação das riquezas naturais do Amazonas para as futuras gerações”, afirmou o comandante.
Desde o início da operação, no dia 3 de dezembro, o CPAmb tem alcançado resultados significativos no combate a crimes ambientais. Entre as apreensões realizadas, destacam-se 81 metros cúbicos de madeira serrada e 350 quilos de pescado de espécies diversas. Além disso, 63 quelônios e três passeriformes foram resgatados.
As ações também resultaram no resgate de 16 animais e na apreensão de ferramentas e equipamentos utilizados em atividades ilegais, como seis motosserras e 21 veículos, incluindo caminhões e escavadeiras.
Ao todo, as apreensões somaram um prejuízo de mais de R$ 8,7 milhões às atividades criminosas, reforçando a importância da operação para garantir o equilíbrio dos ecossistemas no estado do Amazonas.
FOTO: Divulgação/PMAM