Dois homens foram presos na manhã desta sexta-feira (16), por volta das 6h, na operação “Acalento” que visa combater crimes de violência contra crianças e adolescentes nos 26 estados e no Distrito Federal. A ação nacional teve início no dia 4 de junho deste ano.
Entre os presos durante o cumprimento de sentença condenatória, um idoso de 65 anos e um homem de 51 anos. As prisões ocorreram, respectivamente, no bairro São José operário e no conjunto Riacho Doce, bairro Cidade Nova, nas Zonas Leste e Norte de Manaus.
Em relação as prisões, o idoso foi preso na rua Garça Real, por estuprar uma menina de 10 anos e outra de 11 anos, ocorridos em 2011. À época, as vítimas eram enteadas do investigado. Os abusos aconteciam na casa da família, no bairro Flores, na Zona Centro-Sul.
O caso foi denunciado após o idoso ser flagrado abusando sexualmente da menina de 10 anos. A ordem judicial foi expedida no dia 20 de abril deste ano, pelo juiz Ian Andrezzo Dutra, da 1ª Vara Especializada em Crimes Contra Dignidade Sexula de Crianças e Adolescentes. O idoso foi condenado a 14 anos de prisão de reclusão em regime fechado.
Já o homem de 51 anos foi denunciado por estuprar um menino de seis anos, em 2003, no conjunto Amadeu Botelho, bairro Cidade Nova. O procurado foi preso no conjunto Riacho Doce, no mesmo bairro do crime de estupro de vulnerável.
Segundo as investigações, o homem aproveitou que o garoto foi ao banheiro do comércio da mãe e cometeu o estupro. O mesmo já tem passagens por tráfico de drogas, ameaça, lesão corporal, estupro e estupro de vulnerável.
O mandado de prisão em razão de sentença condenatória foi acartada no dia 10 de março, pela juíza Patrícia Chacon de Oliveira Loureiro, da 1ª Vara Especializada em Crimes Contra Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes.
Ele recebeu a condenação de 22 anos, cinco meses e 24 dias de reclusão em regime fechado.
Os dois homens foram conduzidos para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde permanecerão à disposição da Justiça.