Desde o lançamento em cinco cidades dos EUA em 2007, os carros do Google Street View estão circulando o globo, usando câmeras montadas no teto para mapear mais de 16 milhões de quilômetros de imagens – imagens que foram costuradas para construir um mapa visual de grande parte do mundo.
No entanto, embora essas câmeras tenham possibilitado ao Google capturar muitos lugares distantes, elas tendem a ser volumosas, pesadas e exigem muito poder de computação que deve ser adicionado dentro dos carros do Street View.
Na terça-feira (24), o Google revelou uma nova câmera Street View que acredita que tornará muito mais fácil tirar fotos do mundo, principalmente em locais remotos, como pequenas ilhas e topos de montanhas. A câmera pesa 450 gramas (cerca de um décimo do peso da câmera atual mais todos os eletrônicos que a existente requer); é modular para que possa ser personalizado com diferentes sensores quando necessário; e pode ser conectado rapidamente ao topo do bagageiro de um carro sem precisar que o carro seja personalizado (o que permitirá conectá-lo a muitos outros tipos de carros).
Assim como a atual câmera do Street View, ela inclui sete câmeras individuais, cada uma com um sensor de 20 megapixels, para que possa capturar imagens panorâmicas de 140 megapixels.
Na semana passada, o Google deu uma visão exclusiva da nova câmera na garagem do Street View da empresa em Mountain View, Califórnia, juntamente com um tour pela variedade de câmeras e veículos que o Street View usou ao longo dos anos.
A câmera é fofa – mesmo para um dispositivo de vigilância. É do tamanho de um gato ou cachorro pequeno, e sua parte superior é azul, com um círculo branco em torno de cada uma de suas grandes lentes de câmera (que parecem grandes olhos de inseto).
Alguns recortes no plástico fazem parecer, de certos ângulos, um pequeno bigode. A maior parte de seu corpo oblongo é prateada, com duas alças pretas para facilitar o transporte (que, naturalmente, também parecem braços minúsculos).
Maria Biggs, que lidera a equipe que projetou e construiu a nova câmera, disse que sua equipe estava tentando tornar a câmera tão portátil que pudesse ser enviada sozinha, em vez de com um carro inteiro, para diferentes locais onde poderia ser transportada. ligado aos carros. Para fazer isso, os componentes eletrônicos que normalmente eram encaixados no banco traseiro de um carro do Street View foram encaixados na nova câmera. Biggs disse que, para diminuir os componentes eletrônicos da câmera, sua equipe projetou placas de energia e processamento menores do que o tamanho de sua mão. Pode ser alimentado por um carro ou conectado diretamente a uma bateria.
Nos últimos 15 anos, o Google Street View também conectou suas câmeras a muitas outras coisas além de carros – pense em motos de neve, bicicletas, mochilas e até ovelhas – em seus esforços para capturar lugares que também são off-road. (As ovelhas fizeram parte de um esforço iniciado por moradores das Ilhas Faroe em 2016 para reunir fotos para o Street View das inúmeras ilhas do arquipélago). Biggs disse que a portabilidade da nova câmera a tornará útil para esses outros tipos de fotos e permitirá coletar fotos em locais mais remotos com mais frequência.
A equipe do Street View está testando a nova câmera perto de sua sede em Mountain View e planeja começar a usá-la amplamente no próximo ano.
Fonte: Isto É