Nas reuniões com os representantes, a comitiva do MCTI falou sobre colaboração científica internacional !
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, se encontrou na quarta-feira (4) com o físico indiano Atish Dabholkar, em Trieste, na Itália. Dabholkar é diretor do Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam. O ICPT (sigla em inglês) é uma das instituições de pesquisa mais relevantes do mundo, fundada há quase 60 anos por Abddus Salam, pesquisador paquistanês ganhador do Prêmio Nobel.
Durante o encontro, Atish Dabholkar apresentou o campus do ICPT à comitiva do MCTI, além de demonstrar pesquisas desenvolvidas no instituto. Em 2010, foi estabelecido no Brasil o ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR), centro regional sul-americano de física teórica criado por meio de colaboração entre o ICTP, a Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) e a Agência de Financiamento à Pesquisa de São Paulo (FAPESP).
O ministro também se encontrou com o professor Romain Murenzi, diretor executivo da TWAS, a Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência em Países em Desenvolvimento, uma unidade de programa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Romain administra uma secretaria com cerca de 500 bolsas de doutorado e pós-doutorado por ano para cientistas de países em desenvolvimento, além de 1,7 milhão de dólares em bolsas de pesquisa para estudos em países em desenvolvimento. Hoje, a TWAS possui 1100 cientistas associados, de 90 países diferentes.
Na reunião, o ministro Marcos Pontes e o professor Romain trataram de acordos de incentivo ao desenvolvimento de pesquisas no Brasil, apoiados pela TWAS. Desde 2019, há uma negociação em andamento entre MCTI e a Academia, que pode gerar cerca de 50 bolsas de doutorado pleno para cada chamada realizada.
( Com Informações: Ministério Ciência e Tecnologia )