Em jogo emocionante, Manaus e São Raimundo se enfrentaram na tarde deste sábado (22), na Arena da Amazônia, pela final do Campeonato Amazonense. Depois de estar perdendo, o Gavião do Norte conseguiu virar nos acréscimos e sagrou-se campeão estadual, com golaço de Márcio Passos. O meia Gabriel Davis e o atacante Diego Rosas fizeram outros gols do esmeraldino, enquanto Rossini e Tiago Rosas marcaram para o Tufão da Colina.
O jogo
Após perder a partida de ida por 2 a 1, o Manaus começou pressionando o São Raimundo, que tinha como estratégia apostar nos contra-ataques para liquidar o jogo. Logo aos três minutos, Gabriel Davis chutou de perna esquerda para defesa firme do goleiro Miguel, que estreava como profissional.
Mas quem abriu o placar foi o São Raimundo. Elyvelton driblou o adversário pela direita, lançou para Lucas Peteca que cruzou rasteiro para Rossini, bicampeão estadual pelo Manaus, só empurrar a bola para o fundo do gol.
Em desvantagem no placar, o Gavião do Norte se lançou aos contra-ataques e deixava sua defesa exposta. Mesmo assim, o Esmeraldino conseguiu o gol de empate aos 37 minutos. Anderson Paraíba cobrou escanteio, o goleiro Miguel afastou mal e no bate e rebate, a bola sobrou para Gabriel Davis mandar um foguete contra as redes.
O São Raimundo, por sua vez, não sentiu o gol e voltou à frente do marcador. Após bonita jogada pela esquerda, Rossini achou o volante Tiago Amazonense livre de marcação, que matou a bola no peito e emendou de bicicleta para o gol de Gleibson.
No segundo tempo, o Manaus passou a melhor em campo com as alterações feitas pelo técnico Luizinho Lopes. Em contrapartida, o São Raimundo espera erros do adversário para aumentar o placar.
Aos 18 segundos, o atacante Edison Negueba fintou o zagueiro Luís Fernando e chutou, mas o goleiro Gleibson fez a defesa sem perigo e evitou o terceiro gol do Tufão da Colina.
Precisando reverter o placar, o Manaus conseguiu o empate aos 31 minutos. Em jogada individual pela direita, o lateral Edvan cruzou rasteiro, a bola passou pelo centroavante Vanilson, por toda defesa do Tufão da Colina e caiu nos pés de Diego Rosa, que escorou para as redes.
A pressão do Manaus só aumentava a cada minuto. E de tanto insistir, o título veio com um gol de Márcio Passos aos 51 minutos do segundo tempo. O capitão da equipe do Esmeraldino, contestado pela torcida, recebeu de fora da área e mandou a bola no canto esquerdo do goleiro Miguel, e garantiu o tetracampeonato em oito participações no estadual.