Avanço da nova variante da Covid levou o governador a suspender a festa. ‘Não podemos arriscar retrocesso’, diz sobre o vírus
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que as Festas na Virada de 2021 para 2022, na Esplanada dos Ministérios e em mais cinco regiões administativas, estão canceladas devido aos riscos oferecidos pela Ômicron, a nova variante da Covid-19.
“Diante das recentes notícias sobre o avanço da nova variante do vírus da Covid-19, decidi cancelar as festas programadas para o Réveillon deste ano. Nós avançamos muito no enfrentamento da doença e não podemos arriscar um retrocesso neste combate”, publicou Ibaneis no Twitter.
Na postagem desta terça, Ibaneis pediu que a população tome todos os cuidados recomendados para evitar a propagação do coronavírus, “especialmente neste momento de incerteza, até que possamos retomar a vida normalmente”.
Na semana passada, Ibaneis declarou que a capital deveria ter de volta o tradicional Réveillon na Esplanada dos Ministérios. No último ano, as festividades também foram canceladas devido à pandemia da Covid-19.
Ibaneis afirmou que o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, trabalhava na organização do evento e que a expectativa era que a comemoração do Ano-Novo fosse expandida para outras regiões do DF. A pasta também atuava na seleção das atrações para a festa.
Nesta segunda-feira (29), Bartolomeu Rodrigues afirmou ao R7 que o governo considerava a possibilidade de cancelamento e que ainda nesta semana definiria a realização do Réveillon no DF diante da identificação da nova cepa. “Estamos avaliando. Nesta semana vamos definir”, declarou.
O Carnaval de 2022 em Brasília ainda está em análise. De acordo com Ibaneis, a realização da festa depende da ampliação da cobertura vacinal. Até esta segunda, 76,07% da população com idade a partir de 12 anos estava com o esquema vacinal completo.