A greve dos roteiristas de Hollywood finalmente chegou ao fim nesta quarta-feira (27). A notícia foi confirmada pelo WGA, sindicato da categoria, ao fim da votação que aprovou o acordo proposto pela AMTPT (sigla em inglês para Aliança de Produtores de Cinema e Televisão), organização que representa os estúdios de Hollywood).
“Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores dos membros”, disse o WGA em comunicado aos membros.
“Este contrato – conquistado com o poder da solidariedade dos membros e dos nossos irmãos sindicais durante uma greve de 148 dias – incorpora ganhos e proteções significativos para escritores em todos os segmentos dos membros”.
The WGA reached a tentative agreement with the AMPTP. Today, our Negotiating Committee, WGAW Board, and WGAE Council all voted unanimously to recommend the agreement. The strike ends at 12:01 am. Check out our deal at https://t.co/c0ULMXhPL7. #WGAStrong pic.twitter.com/7z8kw9xI1p
— Writers Guild of America West (@WGAWest) September 27, 2023
O acordo foi aprovado por unanimidade pelo comitê de negociação do sindicato e a ratificação do contrato deve ocorrer em outubro.
Ganhos da categoria
O WGA divulgou na internet o contrato fechado com os estúdios, além de um resumo dos novos termos. O novo acordo prevê melhorias nas condições de pagamento aos roteiristas e proteção para o uso de inteligência artificial na escrita de filmes e séries. Confira abaixo um resumo dos novos termos:
- Garantia de reajustes anuais no salário;
- Proibição do uso de material dos roteiristas para treinamento de inteligência artificial;
- O uso de softwares de IA (como ChatGPT e afins) no processo de escrita será opcional para os roteiristas, desde que a empresa concorde e que o responsável siga as políticas aplicáveis da companhia;
- Aumento da taxa de contribuição para planos de saúde e pensão;
- Equipes de roteiro com número mínimo de pessoas. Para séries de 13 ou mais episódios por temporada, a equipe mínima será de seis roteiristas, que podem incluir até três roteiristas-produtores;
- Novo sistema de ‘bônus’ aos roteiristas considerando a audiência da produção em serviços de streaming.
Vale ressaltar que os atores e atrizes de Hollywood, representados pelo SAG-AFTRA, continuam em greve. Ou seja, apesar do retorno dos roteiristas, novas produções ainda devem atrasar até que o outro movimento seja resolvido.