Para garantir a alfabetização na idade certa, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), retoma, neste mês de fevereiro, os Encontros Formativos do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada) por meio do Programa Estadual Alfabetizando Hoje.
As atividades serão realizadas pelo time de formadores do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) e são voltadas para professores e equipes gestoras das escolas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino.
A coordenadora pedagógica do Ceforr, Verônica Magalhães, destacou a importância do Programa e do trabalho desenvolvido desde 2024 para a Educação Básica no estado:
“Em 2024, foram atendidos professores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam em escolas de Ensino Fundamental do primeiro ao quinto ano de todos os municípios, contemplando escolas indígenas e não indígenas. As formações terão continuidade em 2025 e são de grande importância, pois visam garantir o direito à alfabetização de todas as crianças, assim como a recomposição das aprendizagens”, afirmou.
A iniciativa busca alinhar práticas pedagógicas eficientes, garantindo que os alunos adquiram habilidades de leitura e escrita no tempo adequado. A melhora nessas habilidades irá contribuir para a melhoria dos índices educacionais no Estado.
Cronograma de formações
Nesta segunda etapa será trabalhado o Módulo II – Ser Criança. As formações ocorrerão das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas seguintes datas e locais: 12, 13 e 14 em Caroebe, na Escola Municipal Santa Brunhara Barbosa; 19, 20 e 21 em São João da Baliza, na Escola Municipal Irene Silva Rodrigues; e nos dias 20 e 21 em Iracema, na Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada em todo o Brasil pelo MEC (Ministério da Educação), que busca garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, com foco na recuperação das aprendizagens, levando em consideração os impactos causados pela pandemia.
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) de 2021 mostram que 56,4% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foram considerados não alfabetizados, totalizando 2,8 milhões de crianças.
Em Roraima, o percentual de crianças alfabetizadas no 2º ano do Fundamental é de apenas 31,45%, conforme os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021.