Na manhã desta terça-feira, 4, o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realizou a reinauguração da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professora Maria das Dores Brasil, localizada no bairro Treze de Setembro, em Boa Vista.
A cerimônia contou com a presença do governador Antonio Denarium, do vice-governador Edilson Damião, do secretário de Educação Mikael Cury-Rad, além de gestores escolares, alunos, professores e pais. Familiares da professora Maria das Dores Brasil, patrona da unidade de ensino, também compareceram à reinauguração.
A unidade passou por uma revitalização completa e recebeu novos equipamentos para melhor atender os alunos e professores. Com essa reinauguração, já são 57 escolas revitalizadas durante a atual gestão estadual.
O governador Antonio Denarium destacou a importância do investimento na educação e o compromisso do governo com a melhoria das condições de ensino.
“Já recuperamos e revitalizamos, com novos equipamentos, 24 escolas estaduais na cidade, e hoje entregamos mais uma. Trata-se de uma escola que passou por uma reforma completa, foi revitalizada e totalmente modernizada, tudo pensado para oferecer um atendimento de qualidade aos estudantes da rede estadual de ensino de Roraima”, declarou o governador.
O vice-governador Edilson Damião, que também é secretário de Infraestrutura, frisou o grande investimento contínuo do Governo na rede de educação estadual: “O Governo do Estado tem investido fortemente em educação, saúde e infraestrutura. Nesta semana, iniciamos a entrega de dez escolas e, ainda neste semestre de 2025, entregaremos mais 21. Além disso, 56 escolas estão passando por reformas sob a gestão do governador. Nossa meta é reformar todas as escolas na capital e no interior de Roraima”, disse.
INFRAESTRUTURA
A escola Maria das Dores Brasil, criada em 1983, não passava por uma revitalização há 18 anos. A unidade recebeu melhorias estruturais, incluindo troca do piso e paredes, substituição do telhado, pintura, reparos elétricos e hidráulicos, instalação de banheiros acessíveis e construção de uma quadra esportiva com vestiários e arquibancadas. O investimento do Estado foi na ordem de R$ 10 milhões.
Além disso, foram entregues novos equipamentos, como carteiras escolares, lousas interativas, projetores, centrais de ar-condicionado, utensílios para refeitório e laboratórios para as disciplinas de ciências exatas e biológicas.
Atualmente, a instituição atende 479 alunos, distribuídos entre o Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), com um corpo docente formado por 37 professores e 51 servidores de apoio escolar. A escola também se destaca por sua diversidade, com 88% dos alunos sendo migrantes e 12% brasileiros.
O secretário de Educação, Mikael Cury-Rad, enfatizou a importância da reinauguração para a ampliação do ensino integral na rede pública estadual.
“Ficamos muito felizes em entregar à população uma escola totalmente moderna. Aqui, atendemos quase 500 alunos e, agora, ampliaremos a oferta com mais 100 vagas na modalidade integral. Outra meta é realizar 10 entregas ainda neste bimestre. Teremos inaugurações em Amajari, Pacaraima e Cantá. Além disso, aqui na capital, entregaremos mais duas escolas e dois centros administrativos”, afirmou.
Para os estudantes, a reforma representa mais do que uma melhoria de estrutura física, mas uma valorização da educação. Gustavo Eduardo, presenciou a mudança da escola durante a reforma e compartilhou sua empolgação com a nova estrutura.
“Antes a situação da escola era precária, não tínhamos laboratório de química, nem um local adequado para se locomover. Hoje é bem diferente porque temos uma escola digna dos nossos sonhos. Eu quero ser advogado e já estou me preparando para o vestibular” destacou o estudante.
COMPROMISSO
Além da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, outras 56 escolas já foram reformadas e entregues pelo Governo de Roraima, totalizando um investimento de R$ 80.473.082,49. Essas melhorias beneficiam diretamente cerca de 24.971 estudantes em toda a rede pública estadual.
A entrega da escola reafirma o compromisso do Governo de Roraima com o avanço da educação, garantindo infraestrutura adequada para que os alunos tenham um aprendizado mais eficiente e para que professores contem com melhores condições para o ensino.