O Governo de Roraima, pela terceira vez consecutiva, recebeu o Prêmio de Mérito pelo programa estadual Aqui Tem Morar Melhor, executado pela Codesaima.
O título será entregue durante o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social – FNSHDU, que teve início na quarta-feira, 4, e seguirá até sexta-feira, 6, em Curitiba (PR).
O Fórum, realizado anualmente pela ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação) e pelo FNSHDU, é o principal evento do setor no Brasil, reunindo gestores e técnicos de todos os estados.
O vice-governador, Edilson Damião, participou do evento representando o governador, Antonio Denarium, acompanhado da presidente da Codesaima, Maria Dantas, e do diretor de Habitação, Rodrigo Avila.
Para o vice-governador, a premiação é consequência de um trabalho voltado a garantir qualidade de vida e bem-estar às pessoas.
“O programa garante autonomia de escolha, permitindo que o pai ou mãe de família decida qual cômodo será reformado. Um valor de 7 mil reais é investido em cada residência, e muitas dessas famílias optam por reformar, principalmente, os banheiros, trocando ou instalando peças hidrossanitárias. Essas mudanças trazem mais autocuidado e saúde”, afirmou Edilson Damião.
A edição de 2024 está sendo promovida em parceria com o Estado do Paraná, por meio da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná).
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, acompanhou a apresentação do programa Aqui Tem Morar Melhor feita pelo vice-governador de Roraima e revelou o interesse em implantar uma iniciativa similar em seu estado.
“Ele (Ratinho Júnior) nos disse que ficou impressionado e vai criar um programa com outro nome, mas com a mesma formatação do nosso, para atender a população carente do Paraná”, revelou Maria Dantas.
A troca de experiências é uma das principais características desse encontro. A delegação de Roraima está estabelecendo contatos com especialistas e autoridades da área habitacional.
Na quarta-feira, o grupo visitou uma fábrica de casas pré-moldadas. A Sulfibra apresentou uma tecnologia de construção de moradias com baixo custo, sustentabilidade e rapidez, que pode ser aplicada em projetos no Estado de Roraima.