A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participa da 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), iniciada nesta quinta-feira (09/12), realizando vacinação contra a Covid-19; testando os participantes para a presença do novo coronavírus e realizando ações de educação em saúde. O evento segue até domingo (12/12), no Kartódromo da Vila Olímpica, zona centro-oeste de Manaus.
Na programação, a FVS-RCP aproveita para fortalecer o enfrentamento da Covid-19 no Estado, com um posto de vacinação disponível para o público, bem como o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. E utiliza de meios para conscientizar a população sobre a importância de evitar o surgimento de criadouros, especialmente durante a época de sazonalidade, do inverno amazônico.
Este ano, a Expoagro tem o objetivo de movimentar o setor primário e beneficiar agricultores e produtores rurais, que foram impactados financeiramente pela pandemia da Covid-19.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que é uma grande oportunidade para incentivar a população a se prevenir contra a Covid-19 e outras doenças. “Nossa equipe estará a postos para vacinar, testar e conscientizar o público sobre prevenção de doenças nestes quatro dias de Expoagro”, destaca Tatyana.
Segundo a gerente do Núcleo de Educação em Saúde (NES/FVS-RCP), Amanda Andion, a FVS-RCP também reforçará conteúdos educativos durante o evento. “Teremos materiais educativos do programa de controle de dengue e malária, com exposição do ciclo do mosquito, além de medidas de prevenção à Covid-19”, salienta Amanda.
( Com informações: SES AM )