O evento foi elogiado pelos participantes e teve como propósito fortalecer a relação entre a Defensoria Pública e os veículos de comunicação, além de ampliar a compreensão sobre o sistema de Justiça.
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam) e da Diretoria de Comunicação (DECOM), concluiu neste sábado o workshop “O Papel da Defensoria Pública e a Democratização da Justiça – um guia para jornalistas”.
A iniciativa teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais de imprensa sobre a Defensoria Pública e o sistema de Justiça, além de fortalecer o vínculo entre a instituição e os meios de comunicação, tornando mais acessível a compreensão do papel da Defensoria na garantia de direitos.
No segundo e último dia de atividades, os jornalistas participaram de duas palestras: “O Sistema de Justiça Brasileiro”, ministrada pelo defensor público Helom Nunes, que abordou a evolução histórica do sistema jurídico e o papel essencial da Defensoria para o funcionamento do Estado.
Já “Os Desafios da Assistência Jurídica ao Cidadão: Por que a Sociedade Ganha Quando Há Investimento na Defensoria Pública?”, conduzida pelo defensor público Maurílio Casas Maia, destacou a importância do fortalecimento da instituição para ampliar o atendimento à população.
Ao longo do workshop, os defensores enfatizaram a relevância da imprensa na ampliação do acesso à Justiça, destacando o papel dos jornalistas na disseminação de informações jurídicas de forma clara e responsável.
A iniciativa foi amplamente elogiada pelos participantes, que ressaltaram a importância de capacitações como essa para aprimorar a cobertura jornalística sobre temas jurídicos.
Os defensores também destacaram o valor da parceria com a Diretoria de Comunicação na construção de um diálogo mais acessível entre a Defensoria Pública e a sociedade.
Texto: Tayara Wanderley
Foto: Brayan Riker/DPE-AM