O silêncio pode ser ‘gritante’ em diversas situações excessivamente desconfortáveis, principalmente quando esse silêncio é compartilhado com outras pessoas desconhecidas. De acordo com um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o ‘som do silêncio’ existe e pode ser escutado por qualquer pessoa — e não se trata de uma referência ao som de zumbido constante ou a música ‘Sound of Silence’, da dupla norte-americana Simon & Garfunkel.
Para chegar ao resultado, uma equipe de cientistas realizou um experimento com um grupo de participantes, inspirado em uma ilusão criada para enganar o cérebro humano. Por exemplo, os cientistas colocam dois tipos de tons mais curtos e separados, seguido de um tom único e longo; apesar de ser o mesmo som, os participantes pensam ser sons diferentes.
No estudo, os pesquisadores recrutaram mil pessoas para participar de sete experimentos, incluindo a ilusão citada e outros testes semelhantes. Para testar os participantes, foram reproduzidos sons de fundo, como ruídos de restaurantes, estações de trem, entre outros sons; intervalados com variações de silêncio.
As imagens acima mostram como os cientistas misturaram sons de ruído e silêncio.Fonte: PNAS
Outros estudos sugerem que o silêncio pode desempenhar um papel fundamental na percepção humana do som, como no silêncio presente nas pausas de uma conversa.
“Só ouvimos sons? Ou também podemos ouvir o silêncio? Essas questões são objeto de um debate filosófico secular entre dois campos: a visão perceptiva (literalmente ouvimos o silêncio) e a visão cognitiva (nós apenas julgamos ou inferimos o silêncio). Aqui, adotamos uma abordagem empírica para resolver essa controvérsia teórica. Mostramos que silêncios podem “substituir” sons em ilusões auditivas baseadas em eventos”, é descrito no estudo.
Som do Silêncio
Após a análise dos dados, os cientistas apontam que os efeitos foram iguais ao longo de todos os experimentos: os participantes processaram o silêncio como se tivessem escutado algum ruído real, a partir das ilusões criadas por outros sons. É quase como se a audição escutasse a ativação do silêncio, e não o silêncio em si.
Segundo o filósofo e psicólogo da Universidade de John Hopkins, Ian Philips, o estudo sugere que essa ilusão afeta exclusivamente o processo auditivo e, por isso, o cérebro humano escuta a ‘ausência de som’.
De qualquer forma, a equipe afirma que é necessário continuar estudando o tema para compreender melhor sobre a percepção humana em relação ao silêncio. O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
“Silêncio, seja o que for, não é um som — é a ausência de som. Surpreendentemente, o que nosso trabalho sugere é que nada também é algo que você pode ouvir”, disse a estudante de pós-graduação em filosofia e psicologia da Universidade de Johns Hopkins, Rui Zhe Goh.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos nas redes sociais.