Pedro Nunes, Luis Henrique e Temístocles são detentores de títulos nacionais e internacionais
Nos últimos anos, o Amazonas tem se destacado no cenário nacional e internacional no atletismo. Reforçando a modalidade olímpica, o Governo do Amazonas destaca as últimas marcas conquistadas pelos atletas de lançamento de dardo: Luis Henrique Miranda, medalha de prata no Ibero Americano de Atletismo U18; Temístocles da Costa, campeão brasileiro Sub-23; e Pedro Nunes, recordista brasileiro e convocado para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, no Chile.
Por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), os três atletas promissores são beneficiados pelo Bolsa Esporte Estadual. “O governador Wilson Lima sabe o potencial do lançamento de dardo no nosso estado e não tem medido esforços em viabilizar suporte para que esses atletas alcancem níveis mundiais”, comentou Jorge Oliveira, secretário da Sedel.
Praticando o lançamento de dardo há pouco menos de dois anos, Luis Henrique Miranda, 17 anos, conheceu o esporte em Urucurituba (a 208 km de Manaus), sua cidade natal. O atleta que treina na Vila Olímpica de Manaus, ressalta a importância do esporte em sua vida.
“O atletismo entrou na minha vida no momento que eu precisava, me ajudou a superar desafios e essa é minha motivação, ser o melhor a cada dia, treinar, evoluir e alcançar marcas muito maiores”, ressaltou Luis Henrique, vice-campeão ibero-americano Americano, com a marca de 62.83 metros.
Força, habilidade e determinação são as principais características dos atletas que têm colocado o Amazonas em pódios nacionais. “O Campeonato Brasileiro foi a realização de um sonho para mim. Desde o momento que saí de Manaus para a competição, fui na cabeça que iria ser campeão, e assim conquistei a medalha para o Amazonas”, comentou Temístocles da Costa, ouro na categoria Sub-23.
Outro destaque na modalidade é Pedro Nunes, membro do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, o amazonense é recordista brasileiro no Troféu Brasil com a marca de 82,77 e está entre os amazonenses convocados para os Jogos Pan-Americano de Santiago 2023, no Chile.
“Hoje temos um celeiro de atletas amazonenses no cenário esportivo brasileiro, graças ao apoio do Governo do Amazonas. Vou para o Jogos Pan-Americano confiante, buscando a medalha de ouro e o índice olímpico”, comentou Pedro Nunes.
Fotos: Julcemar Alves /Sedel