As ações realizadas nos últimos seis anos tiveram o objetivo de fomentar a prática esportiva e melhora a qualidade de vida das pessoas
Em Manaus, mais de 110 mil pessoas foram beneficiadas diretamente por atividades promovidas pela da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) de 2019 a outubro de 2024. O objetivo das iniciativas, determinadas pelo governador Wilson Lima, é fomentar a prática esportiva, melhorar a qualidade de vida dos manauaras, combater o sedentarismo e promover a saúde integral da população.
Do total de pessoas alcançadas, 100 mil fizeram atividades no Programa Respirar, 7 mil no Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e 5 mil em outras ações da Sedel. De acordo com o secretário da Sedel, Jorge Oliveira, o Estado está comprometido em promover iniciativas que transformem a vida dos manauaras por meio do esporte, uma orientação do chefe do executivo.
“Programas como o Pelci e o RespirAR têm se mostrado fundamentais para incentivar a prática de atividades físicas e proporcionar um ambiente mais saudável. Acreditamos que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, e estamos investindo para que mais amazonenses possam ter acesso a essas oportunidades”, ressaltou o secretário da Sedel.
Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa Respirar, lançado em 2021 pelo governador Wilson Lima, já realizou mais de 500 mil atendimentos nos 15 núcleos do programa. O número de atendimentos é maior que o de pessoas alcançadas porque um usuário pode fazer mais de uma atividade. O programa oferece serviços de fisioterapia e atividade física na reabilitação e integração de pessoas a uma vida mais saudável.
Com 26 núcleos na capital, o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) visa promover a prática esportiva entre crianças e adolescentes. Integrado ao Pelci, o projeto “Mais Futevôlei nos Bairros”, presente em 12 bairros de Manaus, tem se destacado ao envolveralunos em práticas esportivas que promovem a integração social e a autoestima da comunidade.
Cauê Levy Nascimento, de 11 anos, portador de paralisia cerebral, encontrou na prática do futebol uma nova perspectiva de vida. O atleta, que treina no Estádio Ismael Benigno (Colina), melhorou seu reflexo e resistência e ainda se tornou um exemplo para outros alunos.
A mãe de Cauê, Jessica Nascimento, destacou que o programa transformou a vida do filho. “Agradeço ao Governo do Amazonas por essa iniciativa. O campo da Colina é próximo da minha casa, o que facilita muito o acesso. Como mãe, fico muito feliz em ver meu filho evoluindo cada vez mais”, disse Jessica, mãe do atleta.
No âmbito das competições nacionais e internacionais, o “Voo Campeão” concedeu mais de 1 mil passagens aéreas a atletas e paratletas manauaras que fossem disputar competições em outros estados. Com trabalhos voltados ao alto rendimento olímpico para atletas de Manaus e interior do estado, o Governo do Amazonas desenvolveu o projeto “Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024”, onde foram apoiados 15 competidores que tinham índice olímpico e lutavam pela classificação aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Ao fim do projeto, o Amazonas conseguiu enviar a maior comitiva de representantes locais dos jogos em 12 anos. Desde 2021, é realizado anualmente o patrocínio desportivo aos clubes de futebol profissionais como forma de incentivo para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento local. Consecutivamente, o Governo do Amazonas tem investido no futebol por meio da Federação Amazonense de Futebol (FAF).
FOTOS: Arquivo/Secom