Na última quarta-feira (9), a Polícia Civil do Amazonas apreendeu mais de 150 quilos de maconha em Manaus, com valor estimado de R$ 3 milhões. A droga, que seria enviada para São Paulo, foi localizada após operações nos bairros Planalto e Colônia Terra Nova. Um homem, responsável por armazenar e embalar o entorpecente, foi preso.
A investigação conduzida pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) já monitorava há um mês a rota das drogas, que eram transportadas de Japurá até a capital amazonense e, posteriormente, para São Paulo.
O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, explicou que a organização criminosa responsável pela logística de armazenamento e transporte da droga está sendo desmantelada com as diligências. O homem preso, que não teve a identidade divulgada, foi encontrado com 50 kg de drogas no carro, e outros 100 kg na sua residência.
“Há cerca de um mês, a equipe do Denarc está investigando o tráfico de drogas que envolve o município de Japurá. Segundo as apurações, essas substâncias estavam sendo trazidas para Manaus e, em seguida, encaminhadas para São Paulo. Durante a investigação, foi identificado um membro da organização criminosa responsável pela logística de armazenar as drogas em Manaus e prepará-las para o transporte”, disse a autoridade.
Além disso, o diretor do Denarc, delegado Rodrigo Torres, afirmou que o preso já havia realizado o transporte de drogas para São Paulo em outras ocasiões. O trabalho de inteligência da polícia agora busca identificar os demais envolvidos na operação, incluindo aqueles que receberiam a carga na capital paulista.
Segundo o delegado-geral, as investigações seguirão para mapear todo o percurso do entorpecente, desde sua origem no município de Japurá até a chegada em Manaus. O objetivo é desarticular por completo a organização criminosa que se beneficia do tráfico interestadual de drogas.