Balanço de atividades da DCOM em 2024 mostra que adoção de estratégia de comunicação com propósito resultou em números expressivos e fortalecimento da imagem da Defensoria do Amazonas
O ano de 2024 foi de muita visibilidade para as ações da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), tanto nas redes sociais, quanto nas mídias tradicionais. Os vídeos produzidos pela Diretoria de Comunicação (DCOM) chegaram a ser reproduzidos mais de 4 milhões de vezes no Instagram e 13 mil no YouTube.
Com produtos estratégicos e que criam mais conexão, foi possível alcançar e sensibilizar ainda mais usuários. No ano passado, foram publicados 2.364 posts no feed e nos stories do Instagram e do Facebook, que geraram mais de 150 mil interações.
O número de seguidores do perfil da Defensoria do Amazonas no Instagram em 2024 cresceu 32% em relação ao ano anterior, passando de 28,9 mil para 37 mil.
Nos veículos de comunicação, as ações realizadas pela DPE-AM viraram notícia 4.002 vezes. Isso aconteceu a partir das 633 matérias jornalísticas produzidas pela equipe da DCOM, que foram enviadas para imprensa.
“Continuamos amplificando o trabalho dos defensores e conectando diretamente os assistidos e assistidas à instituição. Com uma linguagem acessível, conseguimos levar informação de forma objetiva para a população, fortalecendo o entendimento sobre os direitos e serviços da DPE-AM. Nossa estratégia de comunicação com propósito – contando histórias reais, filtrando o que gera interesse na imprensa e destacando o impacto social do nosso trabalho – resultou em números expressivos de inserções espontâneas na mídia. Esses resultados refletem a credibilidade que conquistamos”, observa a diretora de Comunicação, Luana Carvalho.
Campanhas que aproximam
Em 2024, a DCOM lançou campanhas com o objetivo de consolidar a marca “Defensoria Pública do Amazonas” e chamar a atenção para ações desenvolvidas com o interesse púbico.
O projeto “Histórias que se cruzam”, lançado para celebrar os 34 anos da DPE-AM alcançou mais de 70 mil contas nas redes. A iniciativa conta relatos emocionantes de assistidos e defensores sobre vidas que foram totalmente mudadas a partir do atendimento na DPE-AM. A intenção de cada uma das publicações é aproximar o público da instituição, mostrando a importância e o impacto do trabalho desenvolvido por defensoras e defensores públicos.
O período do Festival Folclórico de Parintins também foi fundamental para divulgar e posicionar a imagem da Defensoria do Amazonas frente à sociedade. A campanha “Defensoria é da Galera” atraiu 1,2 mil novos seguidores para o Instagram e alcançou mais de 300 mil contas. A equipe da DCOM produziu 10 matérias, 13 reels e 10 cards com a temática inspirada no universo dos bois Caprichoso e Garantido, sobre as ações da DPE-AM na ilha e promoção de recomendações que garante direitos e inclusão no evento.
Outro destaque de 2024 foi a cobertura do mutirão “Mo’yha Aikawiano Hanuat Ko’i Pyt’awa Hap – Acesso a Direitos”, realizado na Terra Indígena Andirá-Marau, que levou cidadania para o povo Sateré Mawé.
A estratégia por trás da divulgação dessa ação envolveu reforçar a valorização cultural e protagonismo da comunidade atendida, gerando maior inclusão, com sensibilidade cultural. O resultado foi a produção de 5 matérias jornalísticas e 12 publicações nas redes sociais, sendo 6 vídeos, alcançando mais de 70 mil usuários.
A DCOM também realizou divulgação intensa dos serviços oferecidos durante ações como o “Mutirão Previdenciário” de Coari e as campanhas “Meu pai tem nome” e “Eu tenho pai”.
Ao utilizar linguagem simples e formatos dinâmicos, conseguimos ampliar o alcance da nossa mensagem, garantindo que mais pessoas saibam como e quando procurar a Defensoria Pública. Além disso, monitoramos tendências, analisamos dados e adaptamos estratégias para que cada publicação tenha um impacto real
Luana Carvalho, diretora de Comunicação
Campanha dos 35 anos
“Em 2025, nosso foco será expandir ainda mais essa presença digital, fortalecendo a interação com o público, investindo em novos formatos e consolidando a Defensoria do Amazonas como referência em comunicação institucional, investindo em narrativas que humanizem a Defensoria e consolidem seu papel essencial na transformação social”, concluiu Luana Carvalho.
Balanço DCOM 2024
Confira nosso relatório de atividades na íntegra: