As estatísticas da Delegacia Especializada apontaram uma significativa redução dos casos de roubos e furtos de veículos no comparativo com os anos anteriores.
Só no comparativo com 2019 houve uma redução de quase mil casos consoante análise dos meses de 2020.
No ano de 2017 houve um pico do número de casos que ultrapassou a marca de mais de 7700 veículos subtraídos. Já em 2020, os números regrediram para menos de 3500 casos, mais da metade.
Os registros estatísticos tem como base as informações residentes no Sistema Utilizado para confecção de Boletins de Ocorrência e inserção das restrições de roubos e furtos que é operado pela Especializada.
A análise comparativa da Unidade Especializada registrou os seguintes números dos últimos anos:
2014 – 4733
2015 – 5923
2016 – 7213
2017 – 7702
2018 – 5284
2019 – 4427
2020 – 3529
A redução é resultado do trabalho integrado dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas, tais como a Polícia Militar, Detran/AM e a Polícia Civil.
A Especializada em 2020 fechou o ano com a deflagração de 11 (onze) grandes Operações, além dos trabalhos investigativos que ordinariamente são realizados pelos policiais que lá são lotados.
Dentre as ações desenvolvidas no ano, a Unidade cumpriu um calendário de atividades policiais que visaram desde a fiscalização em portos e locais de escoamento de veículos para o interior e outros Estados, bem como realizou um intenso trabalho de repressão ao crime organizado, sobretudo voltado ao combate em relação as quadrilhas de adulteração de sinais identificadores de veículos.
Em Setembro a Especializada deflagrou a Operação Centurião que culminou com a prisão de um dos criminosos mais procurados da Venezuela que operava um esquema clandestino de remessa de veículos para países do eixo Mercosul promovendo o reemplacamento de tais automotores de forma indevida em outros países.
Em novembro 11(onze) criminosos de uma Organização Criminosa Especializada em roubos, furtos e clonagem de motocicletas foram presos durante a Operação Zodíaco.
Ainda no segundo semestre, mais de 40 (quarenta) armas de fogo foram recuperadas durante a Operação Néphila.
Em Dezembro a Especializada deflagrou a Operação Sanguessuga que culminou com a prisao de 25 pessoas envolvidas num esquema criminoso responsavel por desviar mais de 30 milhões de recursos em impostos estaduais e federais.
Todas as ações policiais resultaram na apreensão de mais de 70 armas de fogo, prisão de mais de 140 pessoas e recuperação de mais de uma centena de veículos exclusivamente pela Especializada.