A decisão da Justiça Federal que determinou a destinação de doses da vacina contra a Covid-19 para professores e a aprovação do projeto da multinacional de eletroeletrônicos LG pelo Ministério da Economia foram repercutidos positivamente pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na Sessão Plenária dessa quinta-feira (13).
A Justiça Federal da 1ª região determinou, na tarde de quarta (12), que o Ministério de Saúde inicie a vacinação dos trabalhadores da educação, com envio imediato de 40 mil doses para Manaus, atendendo pedido da Prefeitura da capital. A decisão foi motivo de comemoração para a representante da classe, deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB).
“O envio dessas 40 mil doses dedicadas aos trabalhadores da educação vai garantir um retorno seguro às aulas presenciais, pois inclui todos os trabalhadores da área. Estou muito feliz por esta decisão e agradeço às autoridades que tiveram este olhar sensível. Tenho certeza de que é um passo rumo à vacinação também na rede estadual de ensino e, futuramente, para todos no nosso Estado”, afirmou.
Projeto gera empregos
O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) repercutiu a aprovação do projeto da LG, que deve ampliar as atividades da multinacional no Polo de Manaus, com a transferência da produção de monitores e notebooks para Manaus, gerando, inicialmente, mais 150 vagas de empregos. “Na última reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) o projeto foi retirado de pauta e pensávamos que não seria mais aprovado. A empresa deve aumentar as vagas de emprego, gerando mais trabalho para a nossa gente e consequentemente, mais receita para o nosso Estado”, afirmou.
Ainda durante a Sessão, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) mostrou vídeos com moradores de áreas alagadas em Manaus e no Careiro Castanho (a 86 km de Manaus), enfatizando a necessidade de esclarecimentos por parte da Defesa Civil do Estado junto à Assembleia, para esclarecer o plano de ações do órgão e o andamento das ações para minimizar os efeitos das cheias na capital e no Interior.
Já o deputado Tony Medeiros (PSD) falou sobre a necessidade de interiorização do diagnóstico precoce de câncer no Amazonas.
‘Medida equilibrada e racional’, diz Serafim
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) elogiou a decisão da juíza federal Jaiza Fraxe. A decisão atende a um pedido formulado pela Prefeitura de Manaus, por meio da PGM (Procuradoria Geral do Município).
“Eu cumprimento a Prefeitura de Manaus que, por meio da Procuradoria, tomou a decisão de recorrer à Justiça. Cumprimento, principalmente, a Dra. Jaiza Fraxe pela sua sensibilidade, pela sua ponderação, pelo seu equilíbrio, que diante dos fatos e buscando a saúde do nosso povo, prolatou uma decisão uma decisão racional, lógica”, disse Serafim durante discurso na sessão híbrida da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) desta quinta-feira, 13.
Serafim defendeu que, apesar do anseio coletivo pelo retorno às aulas, se faz necessária a vacinação de todos os profissionais que trabalham nas escolas. “Isso evitará um novo ciclo de contaminação”, ponderou o parlamentar.
“Essas vacinas chegando em Manaus, em menos de uma semana, todos os professores estarão vacinados. Daí, em 14 dias, as aulas poderão ser retomadas. Portanto, creio que todos nós estamos de parabéns, nós parlamentares que reclamamos, assim como também a Prefeitura de Manaus que foi à Justiça, através da PGM, e agora coroando, a decisão da ilustre magistrada Jaiza Fraxe”, avaliou o político.
Desde a semana passada, os profissionais da Semed, da rede estadual e privada, podem realizar cadastro no site “Imuniza Manaus” (https://imuniza.manaus.am.gov.br/).
Na rede municipal, mais de cinco mil profissionais já foram imunizados. Aproximadamente 2.500 pelo estudo “CovacManaus” e 2.521 pelo cronograma de vacinação da prefeitura, pelos critérios de idade ou comorbidade.
LG
Serafim também comentou a expansão da LG, afirmando que a mudança que vai valorizar mais ainda o Polo Industrial de Manaus, sinalizando para outras multinacionais instalarem suas fábricas.