Fred Melo foi responsável pela estratégia de marketing de baixo custo com resultados que ultrapassaram caciques políticos tradicionais.
O desempenho nas urnas do coronel Menezes, que disputou pela primeira vez uma eleição, surpreendeu os especialistas em política como colocou em ‘xeque’ as pesquisas divulgadas ao longo do primeiro turno das eleições municipais, que o colocavam entre os últimos colocados. O responsável pela alta performance do ‘novato político’ foi Fred Melo, também estreante no mundo do marketing político profissional.
O administrador de empresas, que se intitula palpiteiro até de política internacional, esteve desde o princípio ao lado do ex-superintendente da Suframa. Auxiliou na escolha do partido e também o orientou o candidato majoritário a descartar alianças que contrariavam os princípios a serem divulgados durante a campanha. “Sempre gostei de estratégias. Ajudava alguns amigos de longe, com orientações de condutas, mas esta foi a primeira vez que cuidei de todos os campos de uma campanha que não tinha dinheiro, mas que esbanjava garra e determinação para vencer”, pontuou o marqueteiro.
Com apenas 16 segundos no horário político e apenas duas inserções diárias de 30 segundos nas emissoras de televisão e de rádio, o foco da campanha foi centrado na amizade e entrosamento do candidato coronel Menezes com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, para mostrar que a união da prefeitura com o governo federal poderia se converter num casamento duradouro e com resultados positivos para Manaus. “Ouvimos muitas críticas de que não daria certo. Mas nossas pesquisas internas demonstravam que a aprovação do presidente em Manaus, que deu cerca de 687 mil votos para o presidente no 2˚turno em 2018, continua em alta passados quase dois anos. Quem apóia a direita, quem apóia Bolsonaro, apoiaria também seu verdadeiro indicado e viraria as costas para os que se apresentaram como os escolhidos pelo presidente, mas que nunca receberam dele a aprovação”, disse Fred ao explicar a linha da campanha.
O material de campanha impresso e digital contou com imagens do presidente da República, que deu aprovação para que a chapa ‘puro sangue’ do partido Patriota utilizasse a imagem dele para divulgar as propostas do amigo de farda verde oliva. “O Menezes elaborou um plano de governo, juntamente com especialistas renomados para apresentar soluções para diversas áreas, mas como corrigir tantas distorções sem recursos?? Somente um político que tivesse livre trânsito em Brasília e apoio do presidente poderia obter verbas para a saúde, para a educação, para a infraestrutura… Em nossas peças, deixamos claro que Manaus só teria a ganhar com o Menezes na prefeitura. O eleitor entendeu a mensagem clara e sem maquiagem que apresentamos. Nossa equipe enxuta, mas altamente eficiente e comprometida conseguiu o que políticos tradicionais e milhões de reais não tiveram êxito”, analisou Fred Melo.
Coronel Menezes declarou como recursos de campanha cerca de R$ 105 mil e obteve nas urnas 110.805 votos. A relação recurso de campanha com voto conquistado mostrou um gasto de R$ 0,95 por voto, um dos menores custos do Brasil. Menezes que nas primeiras pesquisas em setembro estava com 0,9% das intenções de voto, terminou o pleito com 11,32%, ocupando a quinta posição entre os mais votados.
O mérito de Fred Melo foi reconhecido pelo meio político. “Desde que saiu o resultado, não paro de receber ligações me parabenizando pela estratégia. Neste segundo turno, não fechei com nenhum candidato, mas me abriu novos horizontes para continuar palpitando no futuro”, declarou com uma risada estrondosa, sua marca registrada.