Deprecated: Creation of dynamic property JNews_Split_Type_List::$enable_toc is deprecated in /www/wwwroot/portalamz.com/wp-content/plugins/jnews-split/type/class.jnews-split-type-abstract.php on line 87
Deprecated: Creation of dynamic property JNews_Split_Type_List::$toc_type is deprecated in /www/wwwroot/portalamz.com/wp-content/plugins/jnews-split/type/class.jnews-split-type-abstract.php on line 88
RESUMO DA NOTÍCIA
01
de 04CovidScan foi criada para auxiliar no diagnóstico da COVID-19
Uma plataforma digital on-line criada pela Petrec, empresa derivada do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), busca apoiar profissionais de saúde na identificação e diagnóstico da COVID-19. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou recentemente os testes com a ferramenta, que reúne imagens sequenciais de tomografias pulmonares classificadas por tipo de patologia, com o objetivo de facilitar o prognóstico.
02
de 04O programa
O programa compara as imagens do pulmão do paciente com outras previamente diagnosticadas, assim é possível auxiliar na tomada de decisão da equipe de saúde – seja pela internação imediata, seja pelo tratamento mais adequado. Os pesquisadores produziram um software, dotado de algoritmo de inteligência artificial, que filtra as imagens, possibilitando identificar a doença com rapidez e precisão. O trabalho conta com a colaboração do professor Alexandre Evsukoff, do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce), da Coppe.
03
de 04Os testes
Para os testes, um computador foi equipado com software de processamento gráfico instalado na Fiocruz e integrado com a CovidScan na sede da empresa. Josias Silva, da Petrec, explica que os dois sistemas irão atuar de forma paralela, permitindo importar tomografias e raios X dos pacientes e processar resultados.
“Em nossa máquina iremos rodar o algoritmo de inteligência artificial para processar e trabalhar as informações, que depois serão repassadas de volta à Fiocruz para que seu corpo médico analise o resultado obtido.”
A ferramenta também será testada, mas com procedimentos diferentes, no Hospital Municipal Miguel Couto, onde será instalado um computador também configurado com software de processamento gráfico. De acordo com Silva, a mudança será na forma de interação. Em vez da troca de informações ocorrer entre os sistemas do hospital e da Petrec, os dados dos pacientes do Miguel Couto serão hospedados na nuvem, a partir da qual a equipe da empresa terá acesso para fazer o processamento com inteligência artificial.
“Nós iremos alocar uma máquina com potencial de processamento, e, após nosso sistema rodar o algoritmo, os resultados ficarão armazenados em nosso banco de dados e no sistema do hospital, bem como disponíveis na própria nuvem para serem utilizados pelos médicos em qualquer local em que eles tiverem acesso à internet. Isso evitará atrasos que poderiam ocorrer na análise dos resultados, uma vez que o Miguel Couto tem unidades externas”, explica.
04
de 04O projeto
O projeto de desenvolvimento da plataforma foi selecionado em primeiro lugar no edital “Soluções inovadoras para o combate à COVID-19”, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O edital faz parte da seleção pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), com recursos de subvenção econômica à inovação, concedidos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Saiba mais sobre essa tecnologia no Planeta Coppe Notícias.
Fonte: UFRJ