Aos 12 anos e 342 dias, japonesa Kokona Hikari foi prata no skate park e superou a “Fadinha” Rayssa Leal como medalhista mais nova das Olimpíadas de Tóquio 2020
A japonesa Kokona Hiraki se tornou a medalhista mais jovem das Olimpíadas de Tóquio 2020 ao levar a medalha de prata do skate park na madrugada desta quarta-feira. A “Mestra do Nosegrind” tem 12 anos e 342 dias, superando assim a britânica Sky Brown, que também esteve no pódio da mesma prova, e a “Fadinha” Rayssa Leal, medalha de prata no skate street, ambas de 13 anos.
Kokona Hiraki, medalha de prata no skate park nas Olimpíadas de Tóquio 2020 — Foto: REUTERS/Mike Blake
O mais jovem medalhista olímpico da história é Dimitrios Loundras; com 10 anos e 218 dias, ele foi bronze na ginástica por equipes na primeira edição do evento, em 1896. A mulher mais jovem a ir ao pódio em uma Olimpíada é a italiana Luigina Giavotti, com 11 anos e 301 dias de idade. Ela foi prata também na ginástica por equipes na Olimpíada de 1928, em Amsterdã, na Holanda.
Hiraki já era a japonesa mais jovem a competir numa edição de Olimpíadas de Verão. Quebrar essas marcas não é novidade para ela: em 2018, ela já havia sido a skatista mais jovem a levar uma medalha nos X Games ao conquistar a prata em Minneapolis, EUA, aos 10 anos e 11 meses de idade. No ano seguinte, ela também deixou sua marca no Brasil, ao vencer a etapa de São Paulo do VPS Pro Tour.
Kokona anda de skate desde os cinco anos de idade, influenciada pela mãe, Minako, que usava a prancha de rodinhas como atividade em família. Aliás, Minako deu o nome Kokona inspirada em “coconut”, côco em inglês; é apaixonada por países de clima tropical e mais quente.
Mas a inspiração da jovem japonesa era Allysha Le, skatista americana. Kokona assistiu ao vivo uma apresentação de Le em seu país e, a partir daí, decidiu que queria competir profissionalmente. Mal sabia que ela terminaria competindo, dividindo patrocinadores e se tornando amiga da ídola.
Kokona Hiraki (esq.) posa com Sakura Yosozumi (dir.), medalha de ouro no skate park — Foto: REUTERS/Mike Blake
Outra amiga e referência é a finlandesa Lizzie Armanto, que competiu com ela nas Olimpíadas e terminou na 14ª posição. As duas interagiram bastante durante a prova, assim como aconteceu com Rayssa Leal e a filipina Margielyn Didal.
Kokona Hiraki nas eliminatórias do skate park: garota de 12 anos é a competidora mais nova do Japão numa Olimpíada — Foto: REUTERS/Lisi Niesner
(Com informações do ge).