Programa RespirAR tem levado saúde e lazer por meio de atividades físicas
As atividades do Programa RespirAR praticadas nas dependências dos estádios de futebol da capital têm contribuído para a melhoria da saúde, condicionamento físico e o lazer da população amazonense. Coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), o programa visa combater o sedentarismo e promover qualidade de vida.
“O RespirAR veio para me ajudar a sair do sedentarismo. Estava pesando 126 quilos e com as atividades aqui já perdi mais de 20 quilos, tenho 40 anos e gosto de praticar esporte e caminhar, o Programa só me incentiva a melhorar cada dia mais”, comentou Fabiano Nogueira, membro do núcleo no Estádio Carlos Zamith.
Anunciado pelo governador Wilson Lima em julho deste ano, além do Estádio Carlos Zamith, o Ismael Benigno e o Oswaldo Frota também são integrados aos núcleos do RespirAR. O Programa ainda conta com mais 11 locais disponíveis com serviços de educação física e fisioterapia, em várias zonas de Manaus.
“Um dos objetivos do RespirAR nas praças esportivas é contribuir para qualidade de vida por meio das atividades físicas, sociabilização e com a fisioterapia por meio do pilates solo, fortalecendo ainda mais a saúde dos pacientes”, ressaltou Cézar Afonso, coordenador de Educação Física do Programa.
Moradora do bairro Novo Aleixo, Joelma Vilaça que tem uma filha com paralisia cerebral leve, ressaltou que o Programa também tem trazido benefícios para o desenvolvimento da filha Josiane Barbosa, de 24 anos.
“Antes a gente tinha que se deslocar para bairros longes para fazer a fisioterapia, agora com os serviços no Carlos Zamith, está sendo fundamental para o desenvolvimento dela. Ela acorda cedo nos dias que tem aula e hoje é uma pessoa mais alegre”, disse Joelma Vilaça.
FOTOS: Davi Lacerda /Sedel