O CEO da Microsoft, Satya Nadella, revelou que a empresa gastou mais de US$ 100 bilhões no Bing. A fala aconteceu durante um testemunho num processo antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta segunda-feira (2).
“Vejo a pesquisa ou a pesquisa na internet como a maior categoria de software que existe. Somos um competidor com participação muito, muito baixa”, pontuou Nadella. “Mas continuamos a persistir nisso porque pensamos nela como uma categoria de software para a qual podemos contribuir”, complementou.
Desde que se tornou CEO em 2014, Nadella foca em tornar o Bing um produto lucrativo.Fonte: GettyImages
Segundo o executivo, seu foco, assim que se tornou CEO da Microsoft em 2014, era tornar o Bing um produto lucrativo, e, por isso, houve o investimento alto. Ele afirma que a Microsoft direcionou cerca de US$ 100 bilhões no Bing.
“É um jogo difícil de fazer qualquer avanço, mas ninguém pode nos acusar de não sermos persistentes”, disse o CEO.
Hoje, o Bing tenta se destacar como um veículo para pesquisas com inteligência artificial (IA). A plataforma conta com o Bing Chat, um chatbot alimentado com tecnologia da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, para responder perguntas diversas com conteúdo puxado da internet.
Domínio do Google
O foco do julgamento era o Google. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos quer entender como o Google mantém uma posição tão forte no mercado de buscas.
“Você levanta de manhã, escova os dentes e pesquisa no Google”, reforçou o CEO da Microsoft. Para ele, a Gigante das Buscas faz parte da vida das pessoas, sendo “Google” o termo mais pesquisado dentro do Bing.
Nadella teme que o Google bloqueie concorrentes nessa nova corrida por ferramentas de IA.Fonte: GettyImages
Nem mesmo o investimento em IA é um caminho livre para a Microsoft, porém. Nadella confessa que teme que o Google cresça na área e comece a bloquear o caminho para a concorrência.
“Me preocupo muito, mesmo apesar do meu entusiasmo, com a possibilidade de haver um novo ângulo com a IA”, afirmou Nadella.
Atualmente, o Google não conta com um rival direto para o Bing Chat, mas ele está em preparação. O Bard agora também conta com suporte para vários serviços da empresa, porém ainda não foi integrado ao buscador.