A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreendeu um caminhão com 24 reservatórios que armazenavam produto químico, na noite de quarta-feira (15/05). A apreensão aconteceu durante patrulhamento policial na avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona sul da cidade. O produto está avaliado em R$360 mil.
De acordo com os policiais militares, os reservatórios encontrados no veículo, geralmente, são utilizados para o transporte de combustível. Porém, ao questionarem o motorista sobre a procedência do material, ele informou que o líquido se tratava de produto usado para “curtume” de couro de boi, que se trata do processo de preparo da pele de animal para confecção de produtos como bolsas, calçados, assentos de automóveis, carteiras e outras peças da indústria de couro.
A equipe policial solicitou do motorista o documento de licença para o transporte do material. O homem informou que não possuía. Por conta disso, o condutor foi preso e o caminhão com os 24 reservatórios foi apreendido. Cada barril pesava 1.180 quilos. O caso foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Orientação
O Batalhão de Policiamento Ambiental adverte que produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos, constitui crime ambiental, sujeitando os infratores às sanções penais pertinentes.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Foto: Divulgação/PMAM