Em paralelo à história principal, Baldur’s Gate 3 oferece muitas missões secundárias, quase todas relevantes para a trama. Entre as missões mais interessantes estão as dos companheiros de grupo, e suas conclusões permitem desenvolver um romance com aquele personagem.
Se envolver com um personagem, não impossibilita concluir outras missões pessoais, mas, geralmente, fecha outras opções de romance, sendo natural termos favoritos. Um dos personagens mais queridos do jogo é o vampiro Astarion, e nós preparamos um guia sobre como convencê-lo a ser mais, apenas, um amigo.
Conquistando Astarion
A primeira aparição de Astarion é logo após a queda da nave Ilithid, mas é preciso ficar atento para não perder esta etapa. Assim que se recuperar da queda, antes de investigar a praia, siga para sudeste da área onde o Nautilóide caiu.
Astarion pode ser encontrado a oeste de onde o Nautiloide caiu.Fonte: Baldur’s Gate 3 via TecMundo
O NPC estará escondido próximo aos escombros de um casulo de contenção e irá atacá-lo. Para adicioná-lo ao grupo basta deixar que ele entre em sua mente e veja que, assim como ele, você também é uma vítima que havia sido sequestrada.
Todos os NPCs que podem se juntar ao seu grupo têm dramas pessoais bastante trágicos, e não seria diferente com o elfo de dieta restrita. Segundo a mitologia apresentada em Baldur’s Gate 3, Astarion não é, propriamente, um vampiro, mas cria e servo, de Cazador, um vampiro poderoso.
Astarion é uma cria de Cazador, um vampiro poderoso que tem planos nada agradáveis para seu servo.Fonte: Baldur’s Gate 3 via TecMundo
Por essa razão, não é difícil se encantar com o personagem, mesmo para jogadores alinhados com escolhas bondosas. Sua missão pessoal gira em torno de sua busca por se libertar da influência de Cazador e este é o primeiro passo para conquistá-lo.
Assim como com Shadowheart (Umbralma), para ter um romance com Astarion é preciso iniciar essa rota de diálogos logo no primeiro ato. Antes de salvar os Tieflings refugiados do acampamento de goblins, certifique-se de tê-lo agradado o suficiente em conversas e atitudes para ele sugerir uma “baguncinha” depois dessa missão opcional.
Agradando ao Elfo Pálido
Por outro lado, Astarion ainda é um ladino, ganancioso e um tanto egoísta. Isso significa que ser generoso demais quase sempre irá desagradá-lo. Não é preciso, necessariamente, renegar toda e qualquer oportunidade de ser bondoso, mas priorizar escolhas que coloquem em primeiro lugar seus interesses e objetivos.
Um ponto importante que faz muita diferença para ganhar pontos com o NPC acontece logo no primeiro descanso longo após adicioná-lo ao grupo. Como todo bom vampiro, ele irá tentar sugar seu sangue durante a noite.
É possível convencê-lo a desistir, mas permitir a situação é praticamente obrigatório para o romance. Sem muitos spoilers, deixe a situação fluir como preferir, mas cuidado, pois o resultado pode ser um tanto desagradável, apesar de previsível.
Além disso, por sua natureza de uma criatura da noite, ele sempre aprovará alinhar-se com seres monstruosos e abordagens mais violentas. Astarion tem urgência em cuidar de seus problemas pessoais, e tentar convencer inimigos a resolver tudo na conversa é um tempo que ele não está disposto a gastar.
Como já era de se esperar, Astarion tem uma personalidade sedutora, é bastante vaidoso, e até um pouco convencido. Ele combina elementos do Drácula original com o Lestat de Anne Rice, então, não custa rasgar elogios sempre que possível e apoiá-lo quando rolarem seus dramalhões quase performáticos.
Atitudes que aumentam a aprovação:
- Apoiar sua condição de vampiro — “vítima”;
- Aliar-se a criaturas vilanescas: Gnols, goblins, mortos-vivos, demônios, etc;
- Ser impiedoso;
- Apoiar sua choradeira — também fazer um drama eventualmente;
- Apreciar luxo, cultura, etiqueta e outras coisas finas;
- Demonstrar poder — e até crueldade.
Atitudes que diminuem a aprovação:
- Altruísmo
- Comprometimento — inclusive com outros companheiros;
- Demonstrar ou reconhecer suas próprias falhas e fraquezas;
- Evitar ou mediar conflitos;
- Julgar sua condição e ladainha de “O-Cazador-estragou-minha-vida”.
Avançando o relacionamento no Ato 2
Antes de entrar na área que libera os últimos eventos do segundo ato — onde também se conclui parte da missão pessoal de Umbralma —, o Demônio Raphael surge com uma oferta. Em troca de eliminar um de seus desafetos que está escondido no templo da Shar, ele oferece revelar detalhes sobre o passado de Astarion.
Como o trecho é obrigatório para avançar a missão principal, é impossível perder este evento. Basta avançar nos quebra-cabeças e seguir as dicas encontradas na área que você irá encontrar o objetivo da missão secundária.
Raphael oferece um contrato para eliminar um de seus adversários em troca de revelar detalhes do passado – e futuro – de AstarionFonte: Larian Studios | Divulgação
Aliar-se a um demônio quase nunca é uma opção inteligente, mas o desafeto em questão é outro demônio. Sendo assim, cumprir o pedido de Raphael, além de dar bastante experiência, libera as missões finais para ter um romance com o vampiro do grupo. Se equipe e descanse porque a luta é longa.
Feito isto, Astarion irá iniciar mais algumas conversas antes do final do ato, geralmente ao ativar a opção de descanso longo. Se estiver com pressa e tiver recursos o suficiente, faça isso uma ou duas vezes antes de concluir a missão principal, agrade o vampiro ao máximo em seus diálogos, e o caminho estará preparado para ter um romance quente com o sugador de sangue.