O Amazonas, por meio do Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística Lorena Baptista, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), recebeu destaque em primeiro lugar, durante a Conferência Anual da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, realizada nesta quarta-feira (11/09), em São Luís, no Maranhão. A premiação foi alcançada pelas inserções de informações genéticas na Rede Brasileira de Perfis Genéticos de Pessoas Desaparecidas.
A premiação consagrou os laboratórios que inseriram a maior quantidade, absoluta e relativa, de perfis de desaparecidos ao longo de um ano de apuração. O perito Delson Freitas, responsável por representar o Laboratório no Congresso, comentou sobre a importância desse reconhecimento e do trabalho realizado pelo departamento.
“É com muito orgulho que recebemos essa premiação. Uma premiação nacional que concretiza o trabalho de toda a nossa equipe. Prezamos sempre pela excelência e, hoje, receber esse reconhecimento representa que estamos no caminho certo. A população amazonense pode sempre contar conosco, que assim como fizemos sempre, não pouparemos nossos esforços para buscar a identificação de um ente desaparecido”, destacou o perito.
De acordo com a gerente do laboratório de Genética Forense, perita Daniela Koshikene, a premiação é realizada pelo Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos – RIBPG, como forma de reconhecimento aos estados com maior destaque na inserção e compartilhamento de perfis no Banco Nacional.
As duas categorias são referentes a valores relativos, considerando a quantidade de habitantes e de peritos por estado, e valores absolutos, considerando apenas a quantidade total de perfis inseridos. Na categoria de valores absolutos, Amazonas ficou à frente de São Paulo (2º) e Ceará (3º), enquanto para valores relativos, ficou à frente do Ceará (2º) e Pernambuco (3º).
Congresso Nacional
Os peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC-AM) estiveram presentes no 27º Congresso Nacional de Criminalística que acontece em São Luís, no Maranhão, até a sexta-feira (13/09). O encontro reúne peritos oficiais de natureza criminal para intercâmbio científico, networking e debates importantes para a segurança pública.
Banco do Amazonas
O Banco de Perfis Genéticos do Estado do Amazonas contém perfis de restos mortais não identificados, os quais são confrontados com os familiares em nível estadual.
A SSP-AM orienta a quem tenha ou conheça alguém que tenha um familiar desaparecido, que procure diretamente a equipe do Laboratório de Genética Forense, localizado na avenida Noel Nutels, s/nº. Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo Whatsapp (92) 98416-1122.
FOTO: Divulgação/SSP-AM