Na terça-feira (05.03), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reuniu-se com Desmond Ng, o líder de uma delegação de Singapura, com o objetivo de discutir e avaliar a possibilidade de ratificar um acordo entre o Mercosul e o país asiático.
Singapura, um estado-cidade que abriga uma população de 5,5 milhões de pessoas e localizada em um arquipélago de 63 ilhas perto da costa da Malásia, tem desafios na produção de alimentos e vê na proposta de acordo uma chance de fortificar os vínculos econômicos com o Brasil e o Mercosul.
Desmond Ng considera que esse é o primeiro acordo de livre comércio do Mercosul com um país asiático em mais de uma década, o que representa uma oportunidade de maior diversificação das exportações e investimentos.
O presidente da FPA, Pedro Lupion, sublinha que a estratégia de se estabelecer no mercado de Singapura é essencial para o agronegócio brasileiro. A bancada parlamentar está comprometida em agilizar a ratificação do acordo no Congresso Nacional, e a previsão é que o tratado seja apresentado ao Congresso Nacional brasileiro no segundo semestre do ano corrente.
O Acordo Mercosul-Singapura tem por finalidade promover o crescimento econômico, reduzir as tarifas, estimular os investimentos e facilitar o desenvolvimento sustentável. Dentre os aspectos importantes estão a expansão do comércio, a simplificação das aduanas, o apoio às pequenas e médias empresas, a facilitação do comércio digital e a promoção da economia digital.
Tendo o maior índice de Desenvolvimento Humano da Ásia (IDH de 0,939), ficando apenas atrás de Hong Kong, Singapura representa um canal estratégico para o agronegócio brasileiro no mercado asiático, alargando a possibilidade de participação em blocos de comércio importantes e ampliando mercados e oportunidades de negócio.