Há dois anos Maria Mirtes participa do Programa RespirAR, do Governo do Amazonas, na Vila Olímpica de Manaus
Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, iniciativa que visa alertar a população sobre a importância da detecção precoce da doença. Com uma história de superação, Dona Maria Mirtes de 69 anos, teve câncer de mama há 19 anos e hoje é integrante do Programa RespirAR, do Governo do Amazonas. Depois de passar por todo processo de tratamento da doença, hoje participa das atividades físicas na Vila Olímpica de Manaus.
Em 2005, Maria Mirtes descobriu o câncer após sentir fortes dores no lado direito da mama. A doença trouxe um impacto muito forte em sua vida, passando por cirurgia e um ciclo intenso de quimioterapia.
Referência internacional e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o RespirAR oferece serviços de fisioterapia e atividade física na reabilitação e integração de pessoas a uma vida mais saudável. E foi por meio dos exercícios físicos e o pilates oferecidos pelo programa que Maria voltou a ter mais qualidade de vida.
“Foi o RespirAR que levantou mais meu astral e hoje eu estou mais feliz, tenho mais qualidade de vida e disposição. Aconselho quem passou pelo o que eu passei que procurem o Respirar, pois a gente se abala, mas temos que ter força, Fé em Deus e continuar. Eu só tenho que agradecer porque esse Programa me abriu as portas”, disse Maria Mirtes.
“A prática regular de exercícios físicos é crucial na prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer de mama. Promover a conscientização sobre a importância do esporte e da atividade física não é apenas um investimento na saúde individual, mas também no bem-estar coletivo”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
De acordo com a OMS, realizar atividades físicas como parte da rotina diária contribui diretamente para a prevenção de diversas doenças. “Só do idoso estar se movimentando já é uma prevenção porque ele está fazendo uma atividade. Quando você se fecha, você acaba dando abertura para esses problemas. Por isso é sempre bom está fazendo exercícios físicos”, comentou o profissional de educação física do RespirAR, Valmir Junior.
FOTOS: Julcemar Alves/ Sedel