A Prefeitura de Manaus promoveu uma série de ações de educação nas unidades gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em referência ao “Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa”, nesta quinta-feira, 15/6. O objetivo foi fortalecer aos usuários a relação entre promoção da saúde e prevenção da violência.
A Unidade de Saúde da Família (USF) São Francisco, localizada na zona Sul, foi um dos estabelecimentos que mobilizou seus usuários para sensibilização sobre as formas de prevenção à violência contra o idoso. Em parceria com o clube de mães Nossa Senhora de Nazaré, a unidade desenvolveu uma programação com rodas de conversa, palestras sobre as formas de violência e oferta de serviços de saúde como aferição da pressão arterial, exames de glicemia, testes sorológicos para detecção de HIV , hepatites e sífilis, atualização do cartão de vacinas, distribuição de folhetos e sensibilização sobre as formas de violência e canais de denúncia.
A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, Eliny Rocha, destacou que esse trabalho de engajamento, que está sendo realizado em todos os distritos de saúde da Semsa é importante para que uma vez celebrado, a sociedade trabalhe em conjunto com as instituições envolvidas de modo a fortalecer o compromisso social de cuidar dos idosos.
“A nossa programação, que começou na segunda-feira e se estende na sexta-feira, intensifica até o trabalho que já desenvolvemos continuamente em nossas unidades, que é o de enfatizar que o envelhecimento com a saúde requer tomada de decisões que impactam diretamente na qualidade de vida. É um trabalho constante que aos poucos, já começa a dar resultados”, frisou.
A dona de casa Ariosvalda Mota Costa, de 71 anos, garantiu que participa ativamente das atividades realizadas pela USF São Francisco em parceria com o Clube de Mães Nossa Senhora de Nazaré, mas acrescentou que precisou ter muita disciplina e força de vontade para iniciar a programação ofertada, que envolve prática de exercícios físicos, exames e consultas.
“Eu custei muito a vir, porque vencer a preguiça exige muita disciplina, mas foi a melhor decisão que eu tomei: cuidar do corpo é cuidar da mente. Desde que comecei tomei gosto e agradeço a Deus por essa oportunidade. A gente faz alongamento e várias atividades físicas. Tenho 71 anos e estou muito disposto, sou uma pessoa muito sadia”, assinalou.
O vice-presidente do clube das mães, Rediney Santos da Rocha, destacou que a parceria que o espaço dedicado à comunidade tem com o estabelecimento de saúde da Semsa traz muitos benefícios aos frequentadores, principalmente aos idosos.
“Nós realizamos uma programação que de certo modo, complementa o trabalho que é iniciado na unidade de saúde. Oferecemos atividades físicas, acompanhamos a rotina dos idosos e sempre que precisamos sinalizamos para os profissionais da USF quais são as necessidades na área da saúde. É uma parceria muito positiva”, acrescentou.
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
fotos – Graziela Praia / Semsa